19/11/2015
Prefeito recebe DeMolays e Arco-Íris; Caminhada Passos que Salvam acontece domingo (22)

O prefeito Pedro Bernabé recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 19, no Paço Municipal, jovens da Ordem DeMolay de Birigui, que realizarão no próximo domingo (22), mais uma edição da caminhada "Passos que Salvam".

A ação é organizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, Ordem DeMolay, Maçonaria, Estrela do Oriente e Arco-Íris, contando com o apoio da Prefeitura Municipal e entidades assistenciais da cidade.

O chefe do Executivo recebeu o kit do evento, composto por uma camiseta, squeeze (garrafa de água), boné e um cadarço. Para adquirir o kit, que custa apenas R$30,00, o interessado deve ligar para o celular (18)996453819 (Ellen Marteli).

A caminhada terá início às 9h, na Praça Dr. Gama, e seguirá pelas ruas Saudades, virando na Pedro Alvares Cabral e descendo a Barão do Rio Branco, até retornar à Praça Dr. Gama. Na chegada os participantes receberão um lanche e será realizada aferição de pressão arterial pelos alunos do curso de enfermagem do Centro Paula Souza.

Esta ação tem como objetivo conscientizar e despertar a atenção de toda a população para a importância do diagnóstico precoce e combate do câncer em crianças e jovens. Ela acontece simultaneamente em todas as cidades alertando a população para que encaminhem as crianças aos centros especializados de tratamento em tempo hábil para que alcancem a cura.

Segundo os organizadores, muitas crianças e adolescentes com câncer já chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico, desinformação dos médicos.

"Como homem da área da saúde, parabenizo a iniciativa e colocamos a Prefeitura a disposição para apoiar este movimento, que todos anos possamos manter essa agradável caminhada", destacou o prefeito Pedro Bernabé.

Para a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta, que também participou da reunião, o trabalho de conscientização leva ao diagnóstico precoce e este é o caminho para a oncologia. Ela destacou o trabalho do Hospital de Câncer de Barretos. "Só temos a agradecer pelo carinho e atenção que nossos pacientes são atendidos. O trabalho do hospital é ótimo", finalizou Andrea.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Segurança Pública, Adão Donizete Panini, e o secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Marcos Rogério Tinarelli.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro