20/11/2015
Prefeito pede ao governo estadual que Birigui receba unidade móvel do Via Rápida Emprego

O prefeito Pedro Bernabé solicitou ao governo estadual a disponibilização da unidade móvel via Rápida Emprego, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

Na tarde de quarta-feira, dia 18 de novembro, o chefe do Executivo esteve em São Paulo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, onde protocolou ofício solicitando a unidade, que oferece variados cursos. “Neste ofício solicitamos o curso para garçons, já que contamos com muitos estabelecimentos gastronômicos/comerciais em Birigui”, comentou o prefeito.

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos.

Segundo a pasta, até o momento o programa já atendeu mais de 130 mil pessoas com oferta de cursos em 645 municípios paulistas. A carreta tem capacidade para atender turmas de até 20 alunos, nos períodos manhã, tarde e noite. No total, estão disponíveis 60 vagas. As capacitações terão duração de um mês (100 horas), com aulas ministradas de segunda a sexta.

A expectativa é que Birigui receba uma das unidades do programa. “Estamos otimistas com relação a este pedido”, frisou o prefeito, lembrando que os interessados podem visitar o site do governo estadual (www.viarapida.sp.gov.br). Durante a capacitação, os alunos receberão material didático e auxílio financeiro. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa