23/11/2015
Multiplicadores do Futuro encerra atividades com plantio de árvores; prefeito participa do evento

O prefeito Pedro Bernabé participou no sábado, dia 21, do encerramento do projeto Multiplicadores do Futuro, realizado pelo Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), que conta com projeto ambiental EcoSinbi, desenvolvido em parceria com o Instituto Pró-Criança, Prefeitura Municipal de Birigui (Secretaria do Meio Ambiente) e Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui).

Como última ação dos jovens este ano, o Multiplicadores do Futuro realizou plantio de mudas de árvores no Distrito Industrial. Um dos principais objetivos do projeto é ensinar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente e que a reciclagem também é uma forma de obtenção de renda.

"Este projeto é fundamental para mostrar aos nossos jovens que eles são responsáveis pelo futuro do nosso planeta. Fico feliz em ver tantos jovens comprometidos", destacou o prefeito Pedro Bernabé.

No local também foi descerrada a placa do espaço denominado Área Verde, cultivada e preservada pelo Sinbi, por intermédio do projeto EcoSinbi. Também participou deste evento a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvia Mestriner, diretor do departamento de Desenvolvimento Sustentado e Educação Ambiental, Marcio Soares.

PROJETO

Em 2008 surgiu o Ecosinbi, projeto com o objetivo de promover a conscientização sobre a preservação ambiental e responsável, por meio de várias ações educativas. Juntamente dos parceiros Fiveltec e Prefeitura de Birigui, o projeto mantêm uma área verde localizada no 1º Distrito Industrial da cidade.

O espaço conta com árvores nativas, frutíferas e ornamentais urbanas. Fortalecendo e estimulando o constante plantio, posteriormente definiu-se que em todo mês de outubro, quando ocorre a Semana da indústria, será realizado o plantio de árvores com a finalidade de compensar a emissão de CO2 na atmosfera, pelos participantes do evento. Esse cálculo é realizado pela equipe do Sinbi a partir do tipo de veículo utilizado pelo participante e a quilometragem rodada.

Entre as ações pontuais do projeto, destaque para o curso "Multiplicadores do futuro", onde crianças de 9 a 12 anos do Instituto Pró-Criança, aprendem sobre reutilização de resíduos domésticos e práticas sustentáveis. Dessa maneira, formam multiplicadores de informação e valores ambientais.

Todas as ações desenvolvidas pelo projeto e dicas sobre preservação do meio ambiente são divulgadas por meio de um informativo bimestral distribuído aos empresários, trabalhadores e escolas municipais de Birigui.

Texto: Alex Brasileiro

Fotos: Vagner Monteiro