23/11/2015
Prefeito prestigia caminhada de conscientização sobre o combate do câncer em crianças e jovens

O prefeito Pedro Bernabé participou na manhã deste domingo, dia 22, de mais uma edição da caminhada "Passos que Salvam". A ação foi organizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, Ordem DeMolay, Maçonaria, Estrela do Oriente e Arco-Íris, com o apoio da Prefeitura Municipal e entidades assistenciais da cidade.

A ação tem como objetivo conscientizar e despertar a atenção de toda a população para a importância do diagnóstico precoce e combate do câncer em crianças e jovens. Ela acontece simultaneamente em todas as cidades alertando a população para que encaminhem as crianças aos centros especializados de tratamento em tempo hábil para que alcancem a cura.

Segundo os organizadores, muitas crianças e adolescentes com câncer já chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico, desinformação dos médicos.

Além do prefeito, participaram do evento os secretários municipais de Segurança Pública, Adão Donizete Panini, de Meio Ambiente, André Branco e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvia Mestriner.

A caminhada teve início às 9h, na Praça Dr. Gama, e seguiu pelas ruas Saudades, virando na Pedro Alvares Cabral e descendo a Barão do Rio Branco, até retornar à Praça Dr. Gama. Na chegada os participantes receberam um lanche e participaram de aferição de pressão arterial, feita pelos alunos do curso de enfermagem do Centro Paula Souza.

"Esta ação é de extrema importância. Enquanto profissional da área da saúde sei da importância da conscientização na busca destes sintomas, que sendo descobertos precocemente podem salvar vidas", falou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto: Alex Brasileiro

Fotos: Vagner Monteiro