24/11/2015
Mutirão de limpeza contra a dengue segue nesta quarta-feira; veja os bairros que serão percorridos

O mutirão de limpeza contra a dengue será realizado nesta quarta-feira (25 de novembro) na região dos bairros Vila Bandeirantes, Vila Xavier, Jardim Morumbi, Nossa Senhora de Fátima e Centro. Os moradores devem retirar dos quintais todos os materiais que possam acumular água, como vasos, pneus, móveis, recicláveis e outros objetos, e depositar na calçada de casa.

A ação da Prefeitura de Birigui, “Dengue Não, Birigui em Ação!”, visa o recolhimento de materiais inservíveis que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. Os caminhões vão passar retirando os materiais no período das 7h às 13h. Não serão coletados galhos de árvores e entulhos de construção.

O setor a ser contemplado com a ação compreende ainda os bairros Vila Industrial, Jardim São Paulo, Nelson Calixto, Jardim Klayton, Vila Guanabara, Vila Roberto, Vila Operária, Jardim Santa Helena, Vila Troncoso, Vila Staff, Jardim Santa Izabel, Vila Cortelazzi, Vila Saudades, ardim Pérola, Jardim Estoril, Jardim Nova Era, Jardim Bela Vista, Jardim Stábile, Vila Gardenal, Vila Giampietro, Jardim Tropical, Jardim Icaray, Residencial Modelo, Patrimônio Santo Antônio.

BALANÇO

Até o momento, o mutirão de limpeza já recolheu 39 toneladas de materiais, sendo 21 toneladas no primeiro dia e 18 toneladas no segundo. São 50 servidores e sete caminhões da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto atuando neste projeto, que segue até a próxima sexta-feira (27).

“Essa é uma oportunidade para os moradores efetuarem a limpeza dos seus quintais para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Mas a população deve ainda realizar outras ações no dia a dia, como limpar os ralos e bebedouros dos animais, não deixar acumular água na bandeja da geladeira, pratinhos das plantas, calhas e pneus, pois em conjunto podemos acabar com os focos e evitar uma nova epidemia da doença”, orientou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto e foto: Rafael Lopes