25/11/2015
Cultura e Turismo confirma a participação de 50 entidades no desfile de 104 anos de Birigui

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo confirmou nesta quarta-feira, 25 de novembro, a participação de 50 entidades no desfile em comemoração aos 104 anos de Birigui e abertura do Natal Iluminado. Aproximadamente 2.300 pessoas, incluindo militares, escolas, entidades assistenciais e educacionais, empresas e clubes diversos estarão participando da ação cívica.

A solenidade acontecerá no dia 8 de dezembro, feriado municipal, na região central da cidade. Os participantes deverão se concentrar às 19h30 em trechos das ruas Barão do Rio Branco, 9 de Julho, São José e Nilo Peçanha. A cerimônia do evento está marcada para às 19h45, com a execução e canto dos hinos Nacional e de Birigui. Na sequência acontece o pronunciamento do prefeito de Birigui, Pedro Bernabé.

Já o desfile está previsto para começar às 20h. Os participantes vão descer pela rua Barão do Rio Branco e contornarão a praça Dr. Gama (com exceção dos veículos), dispersando na rua Conselheiro Antônio Prado. O palanque das autoridades será montado no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e 7 de Dezembro.

A novidade deste ano será o encerramento do desfile com a chegada do Papai Noel, abrindo oficialmente o Natal Iluminado. “Estamos mantendo este evento, mesmo com as dificuldades, pois trata-se de um momento especial em que as famílias e amigos se reúnem. O projeto estimula esse encontro ao mesmo tempo em que fomenta o turismo comercial, gastronômico e religioso, dinamizando e potencializando a manutenção e a geração de empregos e divisas para o município”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

Quanto a importância do desfile, o prefeito Pedro Bernabé lembrou que o evento é aberto ao público. “Queremos que a família biriguiense esteja presente e acompanhe o desfile cívico com seus amigos”, comentou o chefe do Executivo.

Texto: Alex Brasileiro

Foto: Rafael Lopes