25/11/2015
Restaurante Popular de Birigui comemora 1 ano servindo refeição de qualidade para os cidadãos

O Restaurante Popular Ari Alves completou nesta quarta-feira (25 de novembro) o primeiro ano de atendimento. A unidade vem cumprindo seu principal objetivo, oferecer aos biriguienses refeições saudáveis e a custo acessível. Para comemorar, o prefeito Pedro Bernabé, a secretária da Sedecti, Silvia Mestriner, e o secretário-adjunto de Administração, Marcelo Marques, almoçaram no local.

Os frequentadores puderam saborear um almoço especial contendo arroz, feijão, carne assada ao molho madeira, creme de milho, farofa especial, maionese de legumes, salada de alface com tomate, suco de maracujá e bolo gelado de sobremesa.

Durante este primeiro ano de atendimento, a unidade serviu 76.036 almoços, sendo 7 mil gratuitos. Em média, são servidas 300 refeições por dia. Os almoços pagos geraram para o município uma receita de mais de R$ 190 mil. O restaurante integra o programa federal Fome Zero e é gerido pela Sedecti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

QUALIDADE

“O restaurante popular é uma grande obra realizada para a população. Aqui são preparadas refeições de alta qualidade por profissionais especializados, tudo acompanhado por uma nutricionista. As meninas fazem o atendimento com toda educação para tornar a refeição mais agradável ao público. Temos que agradecer a Secretaria Social e, especialmente, a equipe da Sedecti, que batalha para que a unidade funcione adequadamente”, destacou Bernabé.

A unidade é procurada diariamente por pessoas de diferentes classes sociais e idades. O chapeiro Antonio de Oliveira, 65 anos, e a mulher dele, a dona de casa Dulce Amaral Menegueli de Oliveira, 64, frequentam o local desde a inauguração. “Almoçamos praticamente todos os dias aqui porque a alimentação é bem variada e muito saborosa”, elogiou o casal. A mesma opinião é compartilhada pelo aposentado José Eudes Vieira, 80. “Esse restaurante é um espetáculo. As funcionárias preparam um almoço de qualidade e nos atendem muito bem”, afirmou.

ATENDIMENTO

O almoço gratuito é um benefício para pessoas em situação de rua atendidas e encaminhadas pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado em Atendimento a Pessoas em Situação de Rua), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além de crianças com até cinco anos de idade.

Aposentados acima de 60 anos e os beneficiários dos programas Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem pagam R$ 2. Para ter direito a redução do valor, o interessado deve apresentar o documento com foto, cartão do programa e comprovante de recebimento do benefício social. O espaço é aberto também para o público em geral, que paga R$ 4 pela refeição.

“Estamos cumprindo a risca o que o governo federal preconiza para o Restaurante Popular, que é promover a segurança alimentar e nutricional de cidadãos em vulnerabilidade social. Em torno de 60% a 70% de nossa clientela são aposentados ou pessoas que têm restrições a conseguir, diariamente, uma alimentação balanceada e equilibrada”, afirmou a diretora do departamento de Agronegócios e Segurança Alimentar, Regina Biancolin.

Conforme Regina, o cardápio é diversificado e supervisionado por uma nutricionista. Entre os alimentos, são servidos frequentemente arroz, feijão, salada e carnes variadas. O usuário tem direito ainda a uma fruta ou sobremesa, e um copo de suco. “O nosso diferencial é que o suco é natural. Não servimos sucos artificiais e nem utilizamos aditivos na comida para melhorar o sabor”, destacou. A equipe do restaurante é formada por 12 profissionais.

SERVIÇO

O Restaurante Popular Ari Alves fica na rua Fundadores, 469, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, exceto feriados. Informações: (18) 3638-6666.

Texto e fotos: Rafael Lopes