30/11/2015
Secretaria de Saúde realiza atividades no dia “D” de Mobilização Social de Combate à Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realizou na manhã de sábado (28 de novembro), uma série de atividades no dia “D” de Mobilização Social de Combate à Dengue. O evento que aconteceu na praça Doutor Gama teve como objetivo chamar a atenção para a doença e incentivar a população a reforçar medidas de prevenção e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Equipes do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e da Vigilância Epidemiológica orientaram as pessoas sobre o ciclo evolutivo do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Houve pedágios educativos nos semáforos das principais ruas da região central, com distribuição de panfletos.

Profissionais da saúde realizaram aferição de pressão arterial. Além disso, aconteceram diversas atividades lúdicas para as crianças, como jogos, cama elástica e pintura facial. “É mais uma ação que promovemos para conscientizar a população e preparar a cidade para o verão, visando controlar a proliferação do mosquito”, explicou o educador de saúde do CCVZ, Marcos Antonio Sanches.

PARCERIAS

A mobilização contou com a parceria do Sesi (Serviço Social da Indústria), programa Escola da Família, Centro Paula Souza, Escolas Municipais Nayr Borges Penteado e Roberto Clark, Rotary Club XIX de Abril, Rotary Club de Birigui, Casa da Amizade, além das secretarias municipais de Cultura, Segurança Pública e Comunicação.

O evento encerra as ações realizadas durante a Semana Estadual de Combate a Dengue, que iniciou no dia 16 de novembro com pedágio educativo na região central da cidade, com o apoio do Tiro de Guerra, e o mutirão “Dengue Não! Birigui em Ação!”, que visa o recolhimento de materiais inservíveis que possam acumular água das residências.

Texto: Alex Brasileiro e Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro