01/12/2015
Em Rio Preto, prefeito Pedro Bernabé renova convênio com o Projeto Vivaleite

O prefeito Pedro Bernabé renovou na tarde desta segunda-feira, dia 30 de novembro, o convênio do Projeto Vivaleite, oferecido pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Com a assinatura do documento, mais de 800 famílias de Birigui continuarão recebendo o benefício.

O chefe do Executivo biriguiense foi recebido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, na Câmara de São José do Rio Preto, onde outros 89 municípios também renovaram seus convênios. O ato reuniu cidades das regiões de Araçatuba e Rio Preto, que integram as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads).

Acompanharam o prefeito de Birigui o secretário municipal de Expediente e Comunicação, Tiago Contador Lotto, e o secretário-adjunto de Administração, Marcelo Marques.

“O Vivaleite é o maior programa estadual de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil. Com a assinatura dos convênios, o Governo Estadual garante para 2016 mais de R$ 8,8 milhões em investimentos para estas duas regiões”, falou o secretário Pesaro ao prefeito Pedro Bernabé.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Birigui, o Vivaleite funciona na cidade desde 2007. No ano passado, foram distribuídos mais de 178 mil litros de leite. Este ano, até novembro, foram mais de 152 mil litros. Para dezembro deste ano serão mais de 12 mil litros.

Segundo informou o Governo do Estado, em Birigui o investimento anual é de R$ 290.883,60. São 12.495 litros/mês, distribuídos para 833 beneficiários, que retiram o leite nas UBSs da cidade. São atendidas crianças a partir de 6 meses, com idade máxima de até 5 anos 11 meses e 29 dias, pertencentes às famílias com renda mensal per capita de até 1/4 de salário mínimo. Cada criança cadastrada no programa tem direito à 15 litros mensais.

O benefício pode ser obtido através de cadastramento feito na Secretaria Municipal de Saúde, que fica Largo Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro. O telefone para mais informações é 3643-6233. O horário de atendimento para triagem e cadastramento é das 7h30 às 13h30.

No Estado

De acordo com o secretário Floriano Pesaro, o Governo do Estado de São Paulo prioriza a questão da segurança alimentar e não mede esforços para levar alimentos nutritivos e de alta qualidade, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social.

“São Paulo possui os dois maiores programas de segurança alimentar do país, o Vivaleite e o Bom Prato. Como diz o governador Geraldo Alckmin, uma boa alimentação é o melhor remédio para a saúde”, disse o secretário.

No Estado de São Paulo, são distribuídos anualmente cerca de 90 milhões de litros de leite para crianças em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Hoje, cerca de 500 mil famílias recebem esse importante complemento alimentar, seguro e de alto valor nutritivo.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa