03/12/2015
Shows, atos religiosos e desfile cívico marcam as comemorações de aniversário de 104 anos de Birigui

A Prefeitura de Birigui divulgou a programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, que no dia 7 de dezembro completará 104 anos de fundação. Apresentações musicais e artísticas, atos religiosos, exposição, evento beneficente e o desfile cívico poderão ser prestigiados pela população a partir desta sexta-feira (4).

Na terça-feira, dia 8, feriado municipal, a Paróquia Imaculada Conceição realiza uma procissão a partir das 9h. Os fiéis irão partir da praça James Mellor em direção à Igreja Matriz, onde será celebrada a tradicional missa em homenagem a padroeira da cidade, Imaculada Conceição.

À noite está previsto o desfile cívico organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Aproximadamente 2,3 mil pessoas, incluindo militares, alunos de escolas, entidades assistenciais e educacionais, empresas e clubes diversos irão participar da parada, cuja concentração está marcada para as 19h30 em trechos das ruas Barão do Rio Branco, 9 de Julho, São José e Nilo Peçanha.

A cerimônia do evento está marcada para iniciar às 19h45. Já o desfile está previsto para começar às 20h. Os participantes irão descer pela rua Barão do Rio Branco e contornarão a praça Dr. Gama (com exceção dos veículos), dispersando na rua Conselheiro Antônio Prado. O palanque das autoridades será montado no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e 7 de Dezembro.

OUTRAS ATIVIDADES

No sábado (5), das 17h às 22h, será realizada a 1ª Feira Fest, evento beneficente em prol aos Voluntários de Combate ao Câncer, na praça Anna Nunes Garcia. Haverá barracas de alimentação, brincadeiras e shows. Toda a renda será revertida para a compra de um ônibus para o transporte de pessoas em tratamento de câncer.

No mesmo dia haverá ainda a Marcha para Jesus, com a concentração a partir das 18h na praça do bairro Alto. Os participantes seguirão pela rua Barão do Rio Branco até chegar à praça Doutor Gama. Já a partir das 19h30, haverá a festa do Bon Odori no Ginásio Municipal de Esportes (veja abaixo a programação completa).

HISTÓRIA

Conhecida como a “Pérola da Noroeste” e reconhecida nacionalmente como a capital do calçado infantil, Birigui é a segunda maior cidade da região administrativa de Araçatuba, com população estimada em 118.352 mil habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como as principais cidades da região, Birigui surgiu e cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste. O povoado foi fundado em 7 de dezembro de 1911 pelo português Nicolau da Silva Nunes. O município conseguiu sua emancipação no dia 8 de dezembro de 1921.

Veja, abaixo, a programação de aniversário

04/12 (sex) · Folia & Folguedos – Semana Inclusiva – praça Dr. Gama, às 20h – (Sesc-Birigui)

04/12 (sex) · Semana Inclusiva – apresentações artísticas da Apae – praça Dr. Gama, às 19h

05 a 07/12 · 3ª Quermesse da Imaculada – av. Governador Pedro de Toledo, às 19h30