03/12/2015
Prefeitura é representada no Prêmio São Paulo de Literatura 2015 pelo coordenador de ações culturais

O coordenador de ações culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Paulo Bernardes, participou como convidado e representante do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo) e da Secretaria a qual pertence, nos eventos do Prêmio São Paulo de Literatura 2015.

O Prêmio São Paulo de Literatura, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, reconhece o trabalho de homens e mulheres que buscam enriquecer a cultura brasileira por meio de suas obras literárias, ofertando ao público olhares plurais sobe os mais variados temas.

No âmbito de uma política pública que busca incentivar a leitura por diversos meios, o Prêmio São Paulo atua na visibilidade dos autores contemporâneos e de seus livros, contribuindo para que a população perceba a literatura como uma arte viva, presente e essencial.

Dessa forma, complementa um rol de ações que incentivam a criação literária, a adoção de práticas modelares na gestão de bibliotecas públicas, a valorização dos profissionais desses espaços, o atendimento humanizado aos usuários, a estruturação das bibliotecas e a ampliação de seus acervos, o fomento à troca de experiências e às boas práticas.

Bernardes considera que o convite e o patrocínio da viagem pela SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura) é mais uma valorização diante da atuação empreendida pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui. "É de grande relevância representar o SisEB, em razão de o sistema integrar 850 bibliotecas de todo o Estado de São Paulo, nesse evento de estímulo aos novos talentos e de fortalecimento das políticas públicas do livro e da leitura", disse.

VENCEDORES

Tempo de Espalhar Pedras (Cosac Naify), do potiguar Estevão Azevedo, foi eleito pelo júri do Prêmio São Paulo de Literatura o Melhor Livro do Ano, enquanto a pernambucana Micheliny Verunschk, com Nossa Teresa – Vida e Morte de uma Santa Suicida (Patuá), foi contemplada na categoria Autor Estreante +40 e Débora Ferraz, também pernambucana, recebeu prêmio na categoria Autor Estreante -40, com o romance Enquanto Deus Não Está Olhando (Record). Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, o Prêmio anunciou seus vencedores na noite de segunda-feira (30 de novembro), durante cerimônia na Biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

Texto e Fotos: Informações Secretaria de Cultura e Turismo