11/12/2015
Prefeitura e Caixa realizam sorteio de endereços do Conjunto Habitacional Margareth Vargas

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a CEF (Caixa Econômica Federal), realizou o sorteio de endereços das casas populares para os contemplados do Conjunto Habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas, mais conhecido como Portal do Parque 1. Os imóveis estão sendo construídos por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (4 de dezembro) no Ginásio Municipal de Esportes e reuniu aproximadamente 500 pessoas, entre beneficiados e familiares. Participaram ainda o prefeito Pedro Bernabé, a secretária de Assistência Social, Marilene Galera Bernabé, o superintendente da CEF, José Paulo Gomes de Amorim, o proprietário da Lomy Engenharia, Luis Fernando de Arruda Ramos, entre outros secretários municipais e vereadores.

“Estou feliz por poder entregar, em breve, junto com a Caixa, as casas populares. Teremos ainda mais 402 casas da faixa 1 (para famílias com renda de 0 a 3 salários-mínimos) do programa para serem entregues, além de outros empreendimentos a serem construídos. Estamos batalhando para zerar o déficit habitacional do município e realizar o sonho das famílias biriguienses em terem a sua casa própria”, destacou o prefeito.

CONTRATOS

O gerente-geral da CEF de Birigui, Sérgio Fiorelli, anunciou que a assinatura dos contratos deverá acontecer ainda neste mês, não apenas em janeiro como o previsto. A data ainda será divulgada. “Estamos preparando tudo para que os contratos sejam assinados ainda neste ano, pois o prefeito quer que vocês passem o Natal com os contratos em mãos. Já a entrega das chaves está prevista para janeiro”, destacou.

A vistoria dos imóveis está marcada para os dias 17 e 18 deste mês. Na ocasião, as famílias deverão apontar possíveis problemas na estrutura dos seus imóveis para que sejam feitos os reparos necessários. “É importante frisar que os endereços sorteados não podem ser trocados. Os imóveis também não podem ser vendidos, alugados ou cedidos”, disse Fiorelli.

Durante o evento, o técnico educacional do Senac Araçatuba, Fábio Ferreira, anunciou que a instituição desenvolverá no conjunto habitacional um trabalho técnico social, com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de capacitação para as famílias melhorarem a condição de vida e conseguirem novas oportunidades. O Senac realizará reuniões com os futuros moradores para definir detalhes do projeto.

EMPREENDIMENTO

O Conjunto Habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas possui 396 moradias em construção. No entanto, foi realizado o sorteio eletrônico dos endereços de 390 unidades. O gerente-geral da CEF explicou que o sorteio das seis casas restantes será realizado após a Caixa analisar as pendências de documentação ou de cadastro das famílias contempladas.

As unidades habitacionais são compostas por dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e sistema de aquecimento solar. O empreendimento contará ainda com toda infraestrutura, como rede de água e esgoto, iluminação pública, guias, sarjetas, pavimentação, arborização e paisagismo. As obras são realizadas pela Lomy Engenharia e estão em fase final de acabamento.

SERVIÇO

A lista com o nome e o endereço sorteados pode ser consultada na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ou nas quatro unidades do Cras (Centros de Referência e Assistência Social) do município.

Texto e fotos: Rafael Lopes