09/12/2015
Prefeito Pedro Bernabé participa de eventos em comemoração aos 104 anos de Birigui

O prefeito Pedro Bernabé participou na segunda-feira, 7 de dezembro, na Biblioteca Pública Nilo Peçanha, da solenidade de doação do projeto Faces Históricas 2015. O evento contou com a presença das famílias dos 20 personagens históricos levantados durante o ano.

O evento aberto ao publico contou com apresentação de nomes significativos da história de Birigui como do secretário de Cultura, Giovani Machado e da professora Hebe Maroni Nunes que faleceram recentemente. O evento contou ainda com a presença de secretários municipais e vereadores.

O Faces Históricas Birigui é um trabalho previsto na Lei 5.640/13. A execução do Projeto acontece pela artista Shirley Mi Omori que pinta as telas e por Amauri Zanforlim que realiza o trabalho de contato e levantamento histórico junto as famílias nos quatro cantos da cidade.

Previsto para ser concluído em cinco anos, devido à dificuldade de contato e convencimento das famílias históricas, o projeto entra em seu quinto ano de trabalho tendo produzido e resgatado as histórias de 62 pioneiros em 2012, 70 em 2013, 42 em 2014 e 20 pioneiros neste ano de 2015, um total de 194 telas.

O projeto na verdade nunca acabará pois o conteúdo e as imagens levantadas poderão ser relembradas resgatadas para sempre em diversos momentos da cidade ou programação cultural do município”, explicou Zanforlim.

O chefe do Executivo destacou a importância da preservação cultural. Este resgate histórico é muito importante. Uma cidade com memórias e cultura, é uma cidade mais desenvolvida”, disse Pedro Bernabé.

EVENTOS

Ainda na noite de segunda-feira (7), o prefeito, acompanhado dos secretários municipais Adão Donizete Panini (Segurança Pública), Amilcar Branco (Esportes e Lazer) e Marcelo Marques da Silva (adjunto de Administração), prestigiou eventos da programação de aniversário de Birigui.

Na Praça Dr. Gama o Sesc apresentou o show do grupo The Bicosty Shows, que relata a vida de um showman em decadência, que tenta levar adiante seu trabalho, mas parece não ter mais espaço em meio aos grandes espetáculos. Seu show conta com números de equilíbrio, monociclo excêntrico, garrafas sonoras, aros gigantes, bolinhas de ping-pong, tudo embalado ao som de uma banda irreverente. O espetáculo traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, onde a figura do showman representava a multidisciplinaridade dos artistas.

O prefeito Pedro Bernabé também participou da abertura do show da dupla sertaneja biriguiense Luiz Henrique e Léo. A apresentação aconteceu na Praça Ana Nunnes Garcia (Parque do Povo), através da parceira do executivo e empresários locais e foi acompanhado por cerca de oito mil pessoas.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro