09/12/2015
Prefeito participa da procissão da padroeira de Birigui, Nossa Senhora da Imaculada Conceição

O prefeito Pedro Bernabé comemorou os 104 anos de Birigui participando da tradicional procissão em louvor a padroeira do município: Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Na manhã desta terça-feira, dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, o chefe do Executivo caminhou com os fiéis da Praça James Mellor até a Matriz.

O chefe do Executivo esteve acompanha dos secretários Amilcar Branco (Esportes), Tiago Contador (Comunicação) e Marcelo Marques (adjunto de Administração). A gestora da SEDECTI, secretária Silvia Aparecida Mestriner, também participou do louvor com seus familiares.

“A procissão é uma tradição em nossa cidade, já que nossa padroeira é a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Rainha de todos os santos”, comentou o prefeito Pedro Bernabé.

HISTÓRIA

O dia 8 de dezembro comemora a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”. A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa