10/12/2015
Guarda Municipal de Birigui flagra despejo irregular de resíduo químico em área de antigo curtume

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Birigui, por meio da Guarda Municipal, flagrou o despejo irregular de resíduo químico em tanques abandonados de um curtume desativado, no quilômetro 35 da rodovia Deputado Roberto Rollemberg, em Birigui, caracterizando crime ambiental. O local fica próximo ao córrego Ribeirão Baixotes. O caso será investigado pela Polícia Civil e a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Na manhã desta quinta-feira (10 de dezembro), guardas municipais flagraram um caminhão Volvo, com compartimento com capacidade para 22 mil litros, despejando o produto nos tanques. O motorista do veículo, de 38 anos, informou à GM que foi contratado há 15 dias por uma empresa de produtos químicos de Coroados para fazer o serviço e que realizava, em média, três viagens por dia.

O secretário municipal de Segurança Pública, Adão Donizete Panini, informou que o caminhão estava sendo monitorado há alguns dias e que nesta quinta-feira guardas descaracterizados acompanharam o veículo saindo da empresa em Coroados e indo até o curtume desativado. A Polícia Ambiental e Militar estiveram no local dando apoio a Guarda Municipal.

ACIDEZ

A bióloga Sabrina Santos Sanchez, que trabalha na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Birigui, esteve no local e colheu amostra do efluente que estava no tanque. Em análise preliminar, foi constatado que o líquido estava ácido e que era perceptível a presença de óleo e graxa misturados.

“O parâmetro analisado foi de pH (indicativo de acidez). Este foi constatado que estava abaixo do que preconiza o decreto estadual 8.468, artigo 19 A, que cita que o valor mínimo de qualquer fonte poluidora deve ser de até 6.0 mg/l. Taxa menor do que essa indica que o efluente é extremamente ácido”, explicou Sabrina. Uma amostra do líquido também foi encaminhada para análise laboratorial. O laudo será entregue à Polícia Civil.

“As consequências deste líquido no meio ambiente é devastador. Pode contaminar o solo e causar a baixa oxigenação da água causando a mortalidade de peixes, por exemplo. Além disso, o Ribeirão Baixotes deságua no rio Tietê, onde a empresa Samar capta a água para tratamento e posterior distribuição para a população de Araçatuba”, destacou.

INVESTIGAÇÃO

O caso foi registrado na tarde desta quinta-feira na Polícia Civil de Birigui, que investigará se houve contaminação do solo e se o líquido chegou ao Ribeirão Baixotes. A Polícia Científica de Araçatuba também esteve no local para realizar perícia. O motorista do veículo e proprietários da empresa de Coroados podem responder a inquérito por crime ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Luiz Branco, e técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) também estiveram no antigo curtume e constataram a irregularidade. Cópia do boletim de ocorrência será encaminhado ao órgão ambiental que vai apurar a situação e aplicar as penalidades cabíveis à empresa de Coroados.

Recentemente a Guarda Municipal de Birigui flagrou outro caminhão fazendo descarte irregular de líquido em um emissário de esgoto da Prefeitura Municipal. O caso, ocorrido em uma área rural da cidade, também foi registrado pela polícia e está sendo investigado pelos órgãos competentes. Técnicos da ETE também colheram amostras do líquido.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa