16/12/2015
Prefeito recebe visita de educadoras e alunos empreendedores da escola Profª Ruth Pintão Lot

O prefeito Pedro Bernabé recebeu nesta manhã de quarta-feira (16 de dezembro), em seu gabinete, a visita de educadoras e alunos do projeto Crie (Crianças Empreendedoras) da escola municipal de período integral Professora Ruth Pintão Lot.

Implantado pelo chefe do executivo no início de sua gestão em parceira com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o projeto JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) tem despertado em alunos, pais e professores a verdadeira vontade de empreender. “O empreendedorismo é fazer diferente”, explicou Pedro Bernabé.

Mostra disto são as educadoras auxiliar de oficinas curriculares Francieli Gomes Beloti e de atividades lúdicas Ana Paula Pedroza Fujimura, que após passarem pela formação oferecida pelo Sebrae iniciaram a implantação do projeto extracurricular Crie, que busca além do empreendedorismo empresarial, despertar o empreendedorismo social nas aproximadamente 500 crianças que já participaram do projeto.

Com produtos que são descartados, como garrafas pet, caixas de leite e retalhos de tecidos, nós produzimos gaveteiros, vasos, bolsas, braceletes, dentre outros que além de gerar renda, colaboram diretamente na preservação do planeta”, conta a educadora Francieli.

Os produtos são expostos e comercializados em feiras realizadas pelos próprios alunos, que mobilizam seus familiares e a comunidade próxima à instituição de ensino a participarem da ação. Com o resultado financeiro da venda dos produtos são adquiridos materiais e equipamentos para o desenvolvimento de novas atividades.

AÇÃO SOCIAL

O projeto Crie também promove ações sociais junto aos alunos. “Neste ano fizemos a arrecadação de lacres de latinhas para doação ao Hospital de Câncer de Barretos e isso contribui na formação do empreendedor social”, explica Francieli.

Segundo a educadora o desafio é tornar o projeto atrativo aos alunos. “Eles colaboram desde a criação de slogan, até o formato da equipe de trabalho. Por iniciativa dos próprios alunos foi criada a Patrulha da Reciclagem, que atua na separação do material coletado pelas outras crianças. O slogan deste trabalho é: Se você reciclar o mundo vai mudar”, de autoria de uma aluna, relata Francieli.

Outra ação promovida pelo projeto durante este ano letivo foi a coleta de latas e garrafas pet, que posteriormente foram comercializadas em estabelecimento específico de reciclagem. Neste projeto o aluno Wendell Carlos Barroso da Silva inovou ao distribuir bilhetes aos vizinhos solicitando apoio para a arrecadação. Como resultado o aluno recebeu um prêmio por ter sido o que mais arrecadou recicláveis. Houve também um passeio para a sala vencedora na pontuação coletiva.

RESULTADOS

Para o prefeito, a educação empreendedora está revolucionando o ensino municipal. “Os resultados são fantásticos. Esse diferencial na educação de nossas crianças vai colocá-las um passo a frente no mercado de trabalho, além de torná-las cidadãs mais conscientes”, destacou Bernabé.

Segundo o chefe do Executivo, existem estudos para a implantação das educações cooperativista e tecnológica na rede municipal de ensino. “Com isso, completaremos o ciclo. Nossa educação é exemplo na alfabetização e com esta complementação, nossas crianças estarão mais bem preparadas para o futuro”, explicou o prefeito.

Também participaram do encontro o secretário de Administração, Edson Narcizo Lopes, e os alunos Myrella Munhoz Felipe, Raissa de Souza Grigório e Gustavo Henrique Apolinário da Silva.

JEPP

O programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) foi implantado em Birigui através da lei municipal 5.726/2013, de autoria do prefeito Pedro Bernabé. “A implantação desse programa de educação empreendedora prepara a cidade para um crescimento futuro, um progresso para os próximos 20 anos”, justificou o prefeito.

O JEPP é um curso presencial que capacita os professores do ensino formal para que vivenciem com os alunos comportamentos empreendedores estimulando a atitude empreendedora e despertar na criança a iniciativa na busca de autonomia, possibilitando a eles uma nova consciência de mercado, incentivando para a atividade empreendedora na vida adulta.

Atualmente, o JEEP é desenvolvido nas duas escolas de período integral, Professora Ruth Pintão Lot e Professor Luciano Augusto Canellas. A meta da administração é ampliá-lo para todas as escolas neste ano de 2016. Para o chefe do executivo, a educação deve atuar como transformadora dos estudantes e incentivá-los à quebra de paradigmas. “O JEPP ajuda no desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores dos estudantes”, completou.

Texto e fotos: Alex Brasileiro