17/12/2015
Centro de Atendimento Especial realiza festa de confraternização de Natal para os pacientes

O Cae (Centro de Atendimento Especial), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (17 de dezembro), festa de confraternização de Natal para os pacientes e seus familiares. O prefeito Pedro Bernabé e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, participaram do evento.

As crianças e adultos atendidos pelo Cae receberam a visita de papais noéis e ganharam presentes doados pelos funcionários do Supermercado Bandeirantes e pela voluntária Enelzita Vedovoto. Os salgadinhos e doces foram doados pela Panificadora Nosso Pão. Prestigiaram também a festa os voluntários Ary e Ida Ragazzo Soffia e o vereador professor Gilmar.

“É uma grande alegria estar aqui hoje com essas crianças, jovens e seus familiares compartilhando este momento. No Cae é feito um trabalho fantástico de saúde e de acolhimento para esses pacientes que precisam de cuidados especiais. Parabéns a toda a equipe do Cae pelo nobre trabalho que desenvolvem”, disse o prefeito, ao agradecer as doações feitas pelos voluntários.

ATENDIMENTO

O Centro de Atendimento Especial atendeu durante este ano 22 pacientes, com idades entre 6 e 35 anos, com paralisia cerebral e totalmente dependentes de cuidados. Os pacientes são encaminhados ao local por indicação da Secretaria Social, por meio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a Apae, entre outros órgãos.

“No Cae, os pacientes fazem as refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), tomam banho e participam de atividades de lazer e de reabilitação por meio de fisioterapia”, explicou a coordenadora da unidade, Marli do Rocio Mayer Camargo. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, sendo que o transporte dos pacientes é feito pela própria Prefeitura.

A equipe do Cae é composta por 12 servidores municipais, sendo dois enfermeiros, um técnico de enfermagem, duas babás, uma fisioterapeuta, três auxiliares, uma cozinheira, um motorista e uma coordenadora. A Secretaria de Saúde também ajuda as famílias com medicações, fraudas e leite especial para os pacientes.

SERVIÇO

O Centro de Atendimento Especial, popularmente conhecido como berçário especial, funciona na rua Belmonte, 717, Centro. As atividades da unidade foram encerradas nesta quinta-feira e retornam em fevereiro de 2016.

Texto e fotos: Rafael Lopes