18/12/2015
Prefeito Pedro Bernabé discute regulamentação da jornada de 30 horas de profissionais da enfermagem

O prefeito Pedro Bernabé se reuniu nesta semana com representantes do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, do Sisep (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Birigui e Brejo Alegre) e vereadores da Comissão de Saúde para discutir sobre o processo de regulamentação da jornada de 30 horas para os profissionais da enfermagem.

Desde o dia 9 deste mês, os auxiliares e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde estão cumprindo jornada de 6 horas diárias, em caráter experimental, conforme o decreto 5.511/2015. A redução de trabalho vale até o dia 7 de março de 2016. Caso seja comprovada a viabilidade da medida neste período, a jornada poderá ser regulamentada por meio de projeto de lei.

PARCERIAS

Conforme a secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, foi firmada também parcerias com o Coren-SP para a viabilização de cursos de formação continuada para os auxiliares, técnicos e enfermeiros, além do apoio da entidade para a implantação de uma Comissão de Ética de Enfermagem na rede municipal.

Após o encontro, o prefeito Pedro Bernabé, acompanhado da secretária de Saúde, vereadores e representantes das entidades foram até as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Vila Bandeirantes, Costa Rica, Tijuca e João Crevelaro para avaliar o funcionamento e cumprimento da jornada de 30 horas dos profissionais.

O encontro reuniu o secretário-adjunto de Administração, Marcelo Marques, os vereadores Vadão, Paquinha e Dra. Osterlaine (representado pelo assessor Cristiano Avelino), os conselheiros do Coren-SP, Luciano André Rodrigues e Rorinei dos Santos Leal, representantes do Sisep, Gilson Paulino da Silva, João Jesuíno da Silva e Rodrigo Martins, além dos técnicos em enfermagem Gilson Luiz Bazilio Bazzão e Roseli Agostinho de Souza Degrande.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Rafael Lopes e divulgação