18/12/2015
Prefeitura de Birigui fará recapeamento asfáltico de ruas dos bairros Vila Bandeirantes e Centro

A Prefeitura de Birigui fará o recapeamento asfáltico de mais de 36 mil metros quadrados de ruas da cidade. Serão recuperados vias dos bairros Vila Bandeirantes e Centro. Os recursos são oriundos de dois convênios com o Ministério das Cidades, totalizando R$ 857.595,40. Além dos recapes, os serviços contemplam a sinalização horizontal e vertical das ruas.

As ordens de serviços foram assinadas na manhã desta sexta-feira (18 de dezembro) pelo prefeito Pedro Bernabé e pelo secretário de Obras, Milton Lot. Participou também do ato o secretário-adjunto de Obras, Alexandre Lasila. As obras serão executadas com material do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), que é mais resistente ao tráfego intenso de veículos.

VILA BANDEIRANTES

O recape da Vila Bandeirantes será executado pela empresa Noroeste Construtora e Serviços de Topografia, vencedora da licitação. O investimento será de R$ 588.218,92, sendo R$ 536.592,19 do governo federal e R$ 51.626.73 de contrapartida do município. A verba foi conquistada por meio de emendas parlamentares dos deputados federal Arlindo Chinaglia e estadual Jooji Hato.

A empreiteira tem previsão de iniciar os trabalhos na próxima semana, sendo o prazo para a conclusão de 160 dias. O recapeamento contempla as ruas São Sebastião, entre as ruas Paschoal Maracci e Bom Jesus; Alaska (entre as ruas Groelândia e São Benedito); São Pedro (entre as ruas São Benedito e Bom Jesus); Canadá (entre as ruas Estados Unidos e São Benedito); São Francisco (entre as ruas São Benedito e Bom Jesus) e Santo André (entre as ruas São Benedito e Bom Jesus).

As demais ruas a serem recapeadas são: América (entre as ruas Estados Unidos e São Benedito); Santa Terezinha (entre as ruas Estados Unidos e Bom Jesus); Santa Rita (entre as ruas São Benedito e Bom Jesus); Manoel Domingos Ventura (entre as ruas Emílio Crem dos Santos e Groelândia); 15 de Novembro (entre as ruas Emílio Crem dos Santos e Egídio Navarro) e São Benedito (entre a rua São Paulo e avenida João Cernach), totalizando 25.059,05 metros quadrados.

CENTRO

A empresa Noromix Concreto Ltda., vencedora da licitação, prevê iniciar o recapeamento de ruas da região central da cidade na primeira semana de janeiro. O prazo de execução será de 60 dias. Serão aplicados no projeto R$ 269.376,48, sendo R$ 232.221,82 do governo federal e R$ 37.154.66 de contrapartida do município. A verba é fruto de emenda do deputado federal Eleuses Paiva.

Os serviços serão realizados nas ruas Maestro Antônio Passarelli, entre a rua Anhanguera até o Centro Médico Hospitalar; rua Bento da Cruz, entre as ruas Conselheiro Antônio Prado e João Galo; Travessa D. Pedro 2, entre as ruas Saudades e Barão do Rio Branco; rua Antônio Simões, entre as ruas Conselheiro Antônio Prado e João Galo; e na rua 21 de Abril, entre as ruas Bandeirante e Fundadores, totalizando 11.625,65 metros quadrados.

PROJETOS

O prefeito Pedro Bernabé esclarece que há outros cinco projetos de recapeamento a serem executados nos bairros Vila Xavier, Isabel de Almeida Marin, Thereza Maria Barbieri e dois no João Crevelaro. “As licitações já foram feitas e as empresas contratadas, só aguardamos a liberação de verbas do governo federal para iniciarmos as obras. Estamos trabalhando para agilizar a liberação dos recursos para que possamos melhorar vias da nossa cidade”, disse, lembrando que está em análise também na Caixa Econômica Federal o projeto de recape do Jandaia.

Texto e fotos: Rafael Lopes