23/12/2015
Adote uma praça: Prefeito Pedro Bernabé visita canteiro de avenida adotada por munícipes

A Prefeitura de Birigui está incentivando a adoção de praças, jardins e canteiros de avenidas da cidade. Esta semana, em reunião com seu secretariado, o prefeito Pedro Bernabé lançou a campanha "Cidade Bonita". O objetivo é informar aos empresários que existem vários espaços que podem ser adotados no município.

"Birigui conta com leis que autorizam pessoas ou empresas adotarem praças, jardins ou canteiros centrais de avenidas. As regulamentações desta parceria público-privado estão previstas nas Leis Municipais 5.052/2008 e 5.566/2012", lembrou o chefe do Executivo, que no último dia 21 visitou o bairro São Braz, onde moradores adotaram parte do canteiro da avenida Vitória Régia.

"Parabéns aos que já fazem isso. É uma ação nobre, que ajuda a manter a cidade mais bonita e limpa", comentou o prefeito, que aceitou o convite do vereador Valdemir Frederico, o Vadão, e esteve com o parlamentar na avenida Vitória Régia.

Os voluntários moradores do São Braz adotaram um trecho que fica entre as ruas Dr. Carlos Carvalho Rosa e Tiradentes. O espaço ganhou trabalhos de paisagismo, com plantio de grama e flores. Pneus velhos, que seriam descartados, também foram 'reformados' e estão sendo utilizados.

O chefe do Executivo elogiou a atitude dos moradores. "O exemplo de participação em contribuir, cuidando daquilo que é seu, pois a cidade é de todos nós, é magnífico", destacou Pedro Bernabé.

Segundo os moradores, o projeto visa não apenas a manutenção e preservação do espaço, mas também a conscientização das pessoas sobre o cuidado com o meio ambiente, utilizando materiais recicláveis. O projeto foi nomeado como "Se essa rua fosse minha".

"Solicitei a empresa contratada pela Prefeitura de Birigui, que realiza a coleta seletiva de pneus na cidade, para disponibilizar material para este grupo. Também pedi a instalação de uma torneira, visando dar continuidade neste belo trabalho", salientou o prefeito. O serviço seletivo de coleta de pneus acontece diariamente no município, destinando corretamente cerca de 35 toneladas por mês.

ADOÇÃO

O interessado em adotar uma praça, jardim ou canteiro central de avenida em Birigui poderá utilizar o espaço para fazer propagando de sua empresa, de seu estabelecimento ou de seus serviços. Após a adoção, a empresa passa a ser a responsável pela manutenção do local. "Desta forma, ganha a Prefeitura, ganha o empresário que adotou o espaço e ganha a população, que terá uma cidade mais limpa e mais bonita", comentou o prefeito Pedro Bernabé, lembrando que todas as prefeituras do país estão passando por dificuldades financeiras.

Atualmente a Secretaria de Obras e Serviços Públicos conta com um número pequeno de profissionais que fazem a manutenção das praças, jardins e canteiros do município. Como a Prefeitura não conta com jardineiro, os serviços são feitos pelos auxiliares de serviços gerais. "A adoção destes espaços é uma enorme ajuda para a Prefeitura. Parabéns e obrigado aos que adotaram. Que outros sigam esse exemplo", comentou o secretário de Serviços Públicos, Miguel Ribeiro.

PASSO A PASSO

Para adotar e manter uma área em Birigui o interessado deve protocolar um requerimento na Prefeitura Municipal (Praça James Mellor, s/nº, Centro). O pedido será analisado pela Secretaria de Obras, pelo Gabinete e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Um parecer será emitido pelas secretarias e, caso aprovado, um contrato será celebrado entre Prefeitura e empresa (ou pessoa física).

A empresa não precisa estar estabelecida em Birigui, porém deve fazer sua inscrição na Diretoria de Cadastro e Fiscalização da Prefeitura (rua Osvaldo Cruz, 146, Centro). As leis que tratam desta regulamentação também permitem que os interessados adotem áreas de sistema de lazer e áreas verdes. "São vários os pontos que podem ser adotados na cidade. A legislação permite a parceria público-privado e isso só traz benefícios para os moradores de Birigui", completou o prefeito Pedro Bernabé.

Texto: Alex Brasileiro e Tiago Lotto

Fotos: Divulgação e Prefeitura de Birigui