06/01/2016
Saúde mantém ações preventivas e pede o apoio efetivo da população no combate a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui continua promovendo diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é evitar uma nova epidemia de dengue, e a transmissão de duas novas doenças: chikungunya e zika. No entanto, para que esta luta seja efetiva, a população precisa colaborar e manter vigilância diária no próprio quintal de casa, eliminando qualquer criadouro.

“Mantemos ininterruptamente as ações preconizadas pelo Estado e o Ministério da Saúde para combater o mosquito, mas precisamos muito do engajamento da população, pois ainda há muitos focos no interior das residências, em locais como ralos, pratinhos de plantas e bebedouros de animais”, afirmou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

CASA A CASA

Visitas casa a casa para vistoria, orientações e eliminação de criadouros, bloqueios com nebulização em locais com casos positivos da doença, além de arrastões técnicos em áreas com maior índice de infestação do mosquito são algumas das ações contínuas, realizadas pelos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias da Prefeitura.

Eventos públicos para conscientizar a população sobre a prevenção e controle do mosquito transmissor das doenças, além de palestras educativas em escolas, entidades e indústrias, foram realizadas em 2015. Houve ainda capacitação e reciclagem de profissionais da saúde para manejo clínico da dengue e dois mutirões de limpeza para retirada de materiais inservíveis dos imóveis. As mesmas atividades continuarão a ser promovidas neste ano.

EXAMES

O Instituto Adolfo Lutz suspendeu, na última semana, os exames de sorologia para confirmação da dengue em pacientes com suspeitas da doença. No entanto, o laboratório manterá a coleta de sangue para sorologia ou teste do antígeno NS1 nos casos graves – internações ou óbitos. Os demais casos serão encerrados, a partir de agora, pelo critério clínico epidemiológico.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que em cidades com o porte de Birigui (entre 100 a 149 mil habitantes), com incidências maior ou igual a 200 casos positivos para dengue no ano epidemiológico, a Secretaria de Estado da Saúde considera que já foi atingido o coeficiente para os gestores iniciarem o encerramento das notificações apenas por critério clínico epidemiológico.

Desde o início do novo ano epidemiológico, em 5 de julho de 2015, até o momento, o município registra 272 casos positivos de dengue. Para que um caso seja considerado como positivo pelo critério clínico epidemiológico, os profissionais da saúde avaliam se o paciente teve febre e mais dois sintomas da doença, e ainda se ele reside ou trabalha numa área onde há casos de dengue.

DICAS DE PREVENÇÃO

• Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

• Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

• Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

• Caixas d’água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados;

• Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

• Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

• A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada;

• Coloque detergente na bandeja atrás da geladeira;

• Calhas, telhados e rebaixos de banheiros e cozinhas devem ser limpos periodicamente, para evitar o acúmulo de água.

Texto e foto: Rafael Lopes