08/01/2016
Gelateca é uma das atrações especiais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no mês de janeiro

A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha” convida todos para prestigiarem os serviços e as atividades culturais, educativas, sociais e de lazer, que são desenvolvidas regularmente na instituição. Para além dos seus espaços físicos, a entidade levará a “Gelateca”.

O projeto conta com uma geladeira repleta de livros para serem doados, que de forma itinerante atenderá em diversos locais no mês de janeiro. A “Gelateca” estará de 11 a 15 no Ginásio de Esportes, de 18 a 22 na sede da Secretaria de Finanças e de 25 a 29 no Cras (Centro de Referência Social) do Portal da Pérola II. Nessa itinerância, serão disponibilizados mais de 200 livros, dos mais variados assuntos.

Também é disponibilizado na biblioteca o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, Acessa São Paulo. Um espaço com dez computadores para acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em especial à internet para a população de forma gratuita.

Para reavivar a memória da população e valorizar personagens que participaram ativamente da trajetória da cidade, até o mês de fevereiro, a população poderá conferir a 4ª Exposição Faces Históricas, que ficará no saguão da biblioteca, com faces de personalidades que contribuíram para a história de Birigui. Idealizado e organizado por Amauri Zanforlim, o projeto reúne os trabalhos artísticos de Shirley Omori, e foi lançado na ocasião do centenário da cidade.

ACERVO

Atualmente a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha” conta com mais de 70 mil itens, entre livros e periódicos, que estão disponíveis para empréstimo e consulta, com orientação especializada para pesquisa. A fim de facilitar, na Biblioteca Online, através do portal birigui.bnweb.org, o leitor pode pesquisar, reservar, renovar, indicar novos livros e ver as estatísticas da unidade, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Se associar, utilizar as salas de estudo em grupo e/ou individual, passar horas de lazer no espaço lúdico, utilizar a rede wifi e ter acesso a todos os serviços é simples, rápido e gratuito. “O munícipe precisa apenas comparecer a biblioteca, munido de documento e comprovante de residência e, a partir de então, fazer a carteirinha e o usuário já pode usufruir de todas as ações”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Lino Tonsig.

Texto: Alex Brasileiro