11/01/2016
Birigui participa de reunião com coordenador estadual de Defesa Civil sobre o combate a dengue

Secretários municipais de Saúde e Segurança Pública e servidores da Prefeitura de Birigui participaram de uma reunião com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, na sexta-feira, dia 8, na cidade de Bauru (SP). O encontro teve como objetivo envolver os gestores públicos e comunidades locais no combate ao mosquito Aedes Aegypti, principalmente nos municípios do Interior do Estado em que houve maior incidência de casos no ano de 2015.

O encontro teve por objetivo discutir a Diretriz Geral SNCC/2015, que estabelece o sistema de coordenação e controle para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dengue, chikungunya e zika vírus, a medida é em cumprimento ao Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia.

Segundo o coordenador estadual, “É necessária a intensificação das ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito nos municípios mais afetados por esta epidemia, com a realização de políticas públicas de saúde, defesa civil, assistência social, educação, envolvendo a Polícia Militar, as forças armadas, sociedade civil e outros órgãos convidados, buscando a mudança comportamental da população”.

A Prefeitura de Birigui foi representada pela secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antônio, o secretário de Segurança Pública, Adão Panini, a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, o gestor municipal da Defesa Civil, Antônio Carlos André Júnior, o diretor da Vigilância Sanitária, Levy Novaes e o educador em saúde pública do CCVZ, Marco Antônio Sanchez. “Vamos aguardar a posição da Casa Civil para sabermos de que forma o Estado nos ajudará neste trabalho de mobilização”, disse Andrea.

Texto: Alex Brasileiro e Rafael Lopes