14/01/2016
Prefeitura de Birigui realiza reunião com a sociedade civil sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Birigui realizou, na manhã desta quinta-feira (14 de janeiro), reunião com o objetivo de unir os gestores públicos e a sociedade civil nas ações de mobilização e intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A iniciativa foi coordenada pelas secretarias de Saúde e Segurança Pública, por meio da Defesa Civil.

O encontro ocorreu na Casa de Cultura Cristina Calixto e contou com a presença de representantes de diversos órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Sesi, Sinbi, Rotary, Igreja São Francisco, Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Top Colors, presidentes dos bairros Thereza Maria Barbieri e Monte Líbano, além de secretários municipais e vereadores.

Ao final do evento ficou definido que no próximo dia 23 haverá uma passeata no Centro da cidade para alertar sobre os riscos da dengue. A mobilização terá início a partir das 8h. Já no dia 27 haverá uma segunda reunião para definir novas estratégias para o controle da doença, às 18h, na Casa de Cultura. Todos os segmentos da sociedade podem participar.

CONSCIENTIZAÇÃO

O prefeito Pedro Bernabé disse que o combate à dengue depende também do empenho da população. “Temos feito todas as ações que são de competência do poder público. Mas sabemos que 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas”, comentou. “É preciso haver uma maior conscientização da comunidade e o apoio de todos para realizarmos uma grande ação comunitária contra a dengue”, completou.

A secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, lembrou que como a dengue não tem tratamento, o único remédio ainda é a prevenção. “Estamos fazendo permanentemente os trabalhos de controle da doença, conforme o nosso plano de ação aprovado pelo Estado. Tivemos mais de quatro mil casos em 2015 e a população continua despreocupada com seu quintal. A dengue mata e se não houver engajamento da comunidade a situação ficará pior”, alertou.

Já o secretário de Segurança Pública, Adão Donizete Panini, explicou que o encontro foi uma solicitação da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que na última semana reuniu gestores municipais, em Bauru, para apresentar o plano estadual do órgão para o combate à dengue, envolvendo toda a comunidade.

DADOS

Conforme a Vigilância Epidemiológica, do dia 1º a 13 de janeiro deste ano foram contabilizados 224 notificações da doença, sendo 39 casos positivos, 32 casos negativos e 153 em investigação. No ano epidemiológico 2014/2015 foram confirmados 4.435 casos de dengue. Seis pessoas morreram por causa da doença no ano passado. Não há registros de zika vírus e chikungunya no município.

O Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti) auferido em outubro de 2015 teve como resultado o índice de 2,1%. Para o levantamento, o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) visitou 2.029 imóveis do município. "Larvas do mosquito foram encontradas em pratos de vasos de plantas, ralos internos, bebedouros de animais, piscinas, bandejas atrás da geladeira, pneus, materiais recicláveis e inservíveis, entre outros", disse o educador em saúde do CCVZ, Marco Antônio Sanchez.

AÇÕES DE COMBATE

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, visitas casa a casa para vistorias, orientações e eliminação de criadouros, bloqueios com nebulização em locais com casos positivos da doença, arrastões técnicos em áreas com maior índice de infestação do mosquito, além de monitoramento dos pontos especiais e estratégicos são algumas das ações contínuas, realizadas pelos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias da Prefeitura.

Em 2015 foram realizados eventos públicos para conscientizar a população sobre a prevenção e controle do mosquito, palestras educativas em escolas, além de treinamento de funcionários das indústrias calçadistas para o combate a dengue. Houve ainda capacitação e reciclagem de profissionais da saúde para manejo clínico da dengue e dois mutirões de limpeza para retirada de materiais inservíveis dos imóveis. As mesmas medidas preventivas continuarão a ser promovidas neste ano.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro