18/01/2016
Saúde inicia treinamento de agentes de saúde e de combate a endemias aprovados em concurso

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui iniciou nesta segunda-feira (18 de janeiro) o curso de capacitação para 32 agentes comunitários de saúde e sete agentes de combate a endemias, aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura.

O curso é ministrado pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e acontece em duas etapas: teórica e prática. As atividades estão sendo realizadas na Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) até a próxima sexta-feira (22), das 7h30 às 17h.

Os novos servidores públicos vão iniciar as atividades no dia 25. Eles vão atuar no desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção da saúde pública, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas na comunidade. Uma das frentes de trabalhos é as ações de orientação e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

ORIENTAÇÕES

O educador em saúde pública do CCVZ, Marco Antônio Sanchez, iniciou a palestra falando sobre educação e as formas corretas de abordagem e tratamento com o munícipe. "O agente deve transmitir conhecimento, só assim é possível realizar a prevenção", citou. "Dengue tem jeito, basta a sociedade se unir e se organizar nesta luta", acrescentou.

Segundo a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antônio, é necessário a realização do curso para que os novos agentes possam atuar de maneira eficaz junto a comunidade. "Pedimos para que a população receba nossos agentes, que estão identificados com crachás, mochilas e uniformes, para que possamos fazer uma averiguação mais criteriosa no sentido de educar e melhorar a qualidade de vida de todos", solicitou.

VISITAS

Os agentes comunitários de saúde vão integrar as equipes da ESF (Estratégia de Saúde da Família), que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. As visitas casa a casa são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e das 15h às 18h, podendo trabalhar aos sábados em horário a ser determinado conforme a necessidade do bairro. Já os agentes de combate a endemias atuam de segunda e terça-feira das 7h30 às 13h30 e de quarta ao sábado das 7h30 às 13h30

Eles cumprem a jornada de 40 horas semanais. Os agentes trabalham no horário de almoço da população e aos sábados justamente para encontrar o morador em casa e poder executar as orientações.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro