22/01/2016
Prefeitura de Birigui promove passeata “Todos Unidos contra a Dengue” no próximo sábado, dia 23

A Prefeitura de Birigui promove no próximo sábado (23 de janeiro) uma passeata de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A mobilização é coordenada pelas secretarias municipais de Saúde e Segurança Pública, por meio da Defesa Civil. A ação traz como tema “Todos unidos contra a dengue”.

O gestor municipal da Defesa Civil, Antônio Carlos André Junior, informou que a passeata começará a partir das 8h45, com concentração na rua Barão do Rio Branco, no cruzamento com a rua Anhanguera. O encerramento será na praça James Mellor. “Convidamos todas as entidades da sociedade civil, instituições religiosas e a comunidade para participarem desta ação”, disse.

Segundo a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, o objetivo da passeata é chamar a atenção da população sobre os riscos da dengue. “Estamos fazendo continuamente os trabalhos de controle das doenças, conforme as ações preconizadas pelo Estado e o Ministério da Saúde. Mas, precisamos que os munícipes nos ajudem, eliminando diariamente de suas casas tudo aquilo que pode servir de criadouro para o mosquito se proliferar”, explicou.

ENCONTRO

Andrea lembrou que a passeata foi definida durante reunião realizada no último dia 14, com o intuito de unir os gestores públicos e a sociedade civil organizada nas ações de mobilização e intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti. Um novo encontro foi agendado para o dia 27 de janeiro. Na oportunidade, novas estratégias contra a dengue serão definidas.

A reunião acontecerá a partir das 18h, na Casa de Cultura Cristina Calixto, na região central da cidade. Todas entidades da sociedade civil, instituições religiosas e o setor empresarial estão convidados para o encontro. “Precisamos do apoio de todos para realizarmos uma grande ação comunitária de prevenção e combate à dengue no município”, completou a secretária.

DICAS DE PREVENÇÃO

• Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

• Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

• Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

• Caixas d’água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados;

• Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

• Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

• A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada;

• Coloque detergente na bandeja atrás da geladeira;

• Calhas, telhados e rebaixos de banheiros e cozinhas devem ser limpos periodicamente, para evitar o acúmulo de água.

Texto: Rafael Lopes