20/01/2016
Servidores da rede municipal de Saúde recebem treinamento para aplicação da Lei Valentina

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de Saúde de Birigui estão sendo capacitados pela ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista) para a aplicação da Lei Valentina, que torna obrigatório os testes de glicemia capilar em crianças de zero a seis anos, 11 meses e 29 dias, atendidas na rede pública e privada de saúde do município.

O objetivo da legislação municipal 6.124, sancionada em dezembro do ano passado pelo prefeito Pedro Bernabé, é detectar de forma precoce o diabetes tipo 1. A lei recebe o nome de Valentina em homenagem a Valentina de Oliveira França, que faleceu em 2013, com 1 ano e 9 meses, vítima da doença. O anteprojeto foi de autoria da vereadora Dra. Osterlaine.

Na manhã desta quarta-feira (20 de janeiro) a capacitação ocorreu na UBS 3 (Unidade Básica de Saúde) do Izabel de Almeida Marin. Já participaram da ação os profissionais dos postos de saúde dos bairros Vila Bandeirantes e Toselar. O treinamento segue até a próxima semana nas demais unidades de saúde e também no Pronto Socorro Municipal.

Segundo a gerente da ADJ, Cláudia Terensi, estão sendo passadas aos profissionais a funcionalidade do aparelho medidor de glicemia, como proceder os testes, chamados destro, entre outros cuidados importantes. A associação também está deixando em cada unidade um aparelho, 60 tiras e 60 lancetas para o início dos exames. A administração municipal arcará com demais materiais.

EXAMES

Nos postos de saúde, por exemplo, o teste de glicemia capilar deve ser realizado mensalmente, na data agendada para a criança passar por consulta médica ou receber vacina. Caso o resultado ultrapasse o nível de 200 mg/dl (miligramas de glicose por decilitro de sangue), as crianças serão encaminhadas no mesmo dia para o pediatra da unidade ou para o endocrinologista da ADJ para iniciar a investigação e tratamento, caso necessário.

Para a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, a nova lei municipal tem o foco preventivo e educativo. “Em outubro de 2015 fizemos um projeto-piloto na UBS 6, sendo realizado 294 testes. Nenhum caso positivo de diabetes foi registrado. Essa ação é muito importante, pois com o diagnóstico correto podemos evitar a ocorrência de óbitos por uma doença que tem tratamento”, destacou.

DIABETES

O diabetes tipo 1 é causada pela destruição das células produtores de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da doença em crianças são: vontade de urinar diversas vezes; fome frequente; perda de peso de 3 a 5 kg e vômito. A doença se assemelha a uma virose, por isso, é importante fazer o teste como prevenção.

Texto e foto: Rafael Lopes