22/01/2016
396 famílias do conjunto habitacional Margareth Vargas recebem as chaves das casas próprias

Para 396 famílias de Birigui, 2016 está começando com o sonho da casa própria realizado. A solenidade de entrega das unidades habitacionais do conjunto habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas aconteceu nesta quinta-feira (21 de janeiro), com a presença do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, e o prefeito Carlito Vendrame.

O empreendimento foi contratado em 2013, na gestão do prefeito Pedro Bernabé, no âmbito da segunda etapa do programa MCMV (Minha Casa Minha Vida). Foram investidos mais de R$ 27,5 milhões no novo conjunto habitacional. Das 396 casas, 24 foram adaptadas para pessoas com deficiência. O conjunto beneficiará 1.584 pessoas.

“É preciso ressaltar e valorizar todo o trabalho do prefeito Pedro Bernabé e da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilene Galera Bernabé, para que este empreendimento se concretizasse em benefício as 396 famílias”, disse, em seu discurso, o prefeito em exercício. “Que vocês (contemplados) usufruam e vivam em comunhão nos seus novos lares”, desejou Carlito.

O ministro Valdir Simão destacou que o programa do governo federal transforma a vida de milhares de crianças e oferece a elas um futuro digno e promissor. “Com o programa Minha Casa Minha Vida, o governo federal busca garantir que cada um dos brasileiros e brasileiras tenha um teto seguro e possar criar seus filhos com dignidade”, ressaltou.

CERIMÔNIA

Na cerimônia, o prefeito Carlito Vendrame entregou as chaves para Célia Regina Ferreira e sua filha. O chefe do Executivo e o ministro também visitaram a residência de Kátia Alves da Silva, 29 anos, que tem três crianças. “Agora a nossa vida vai mudar muito. Estou saindo do aluguel para morar na minha casa própria junto com meus filhos, o João Lucas, que tem 10 anos, a Rebeca, de 9, e o Nicolas, de 5. Estou muito feliz”, comemorou.

Também participaram da solenidade o secretário nacional do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz, o presidente da Câmara Legislativa, Cristiano Salmeirão, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, José Paulo Amorim, além de secretários municipais, vereadores e representantes da Lomy Engenharia.

RESIDENCIAL

O conjunto habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas está localizado na região norte de Birigui, ao lado do bairro Portal da Pérola 2. Cada moradia tem área privativa de 43,9 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e sistema de aquecimento solar. As unidades estão avaliadas em torno de R$ 70 mil. O empreendimento é dotado de infraestrutura, como rede de água e esgoto, iluminação pública, guias, sarjetas e pavimentação.

Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. considerando as duas etapas do MCMV em Birigui, foram concluídas 3.888 unidades habitacionais e 2.932 moradias entregues. Os investimentos do programa no município totalizam R$ 417,2 milhões para um total de 5.660 unidades contratadas.

Texto e fotos: Rafael Lopes