22/01/2016
Volta às aulas: ano letivo de 2016 na rede municipal de ensino de Birigui começa em fevereiro

As aulas na rede municipal de ensino de Birigui já tem data para começar. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os CEIs (Centros de Educação Infantil) iniciarão as atividades no dia 1º de fevereiro. Já as aulas para os estudantes da pré-escola e ensino fundamental (1º ao 5º ano) retornam no dia 2 de fevereiro.

Cerca de 11 mil alunos estão matriculados neste ano letivo. A rede municipal é formada por 16 CEIs, sendo seis conveniados, que atendem em período integral; uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e 16 EMs (Escolas Municipais), sendo que duas delas atendem em período integral.

EMPREENDEDORISMO

Uma das novidades para este ano é a expansão do JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) para todos os alunos do ensino fundamental, conforme pedido do prefeito Pedro Bernabé. Até o ano passado, apenas os estudantes das escolas Profº Luciano Augusto Canellas e Profª Ruth Pintão Lot contavam com o programa.

De acordo com a secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo, o programa vai beneficiar aproximadamente 6 mil alunos. Até o momento, 79 docentes já foram capacitados pelo Sebrae-SP para ensinar sobre empreendedorismo. Outros 145 professores ainda serão capacitados. O JEEP foi implantado na rede municipal de ensino em 2014 por meio da lei municipal 5.726/2013.

CALENDÁRIO

Conforme o calendário letivo de 2016, o último dia de aula para a pré-escola e ensino fundamental já tem previsão: 16 de dezembro. Já as férias do meio do ano acontecem entre os dias 15 e 29 de julho. O encerramento do ano letivo nos CEIs está previsto para o dia 23 de dezembro. Nessas unidades escolares não há recesso em julho.

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, os educadores participam do Planejamento Escolar, encontro que tem por objetivo definir e planejar as ações que serão colocadas em prática ao longo deste ano. “Todas as escolas elaborarão os projetos didáticos com base no diagnóstico realizado por cada uma delas”, informou Sônia.

Texto: Rafael Lopes