25/01/2016
Prefeitura realiza passeata para alertar população sobre a importância do combate a dengue

A Prefeitura de Birigui promoveu neste sábado, dia 23, uma passeata de conscientização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A mobilização coordenada pelas secretarias municipais de Saúde e Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre órgãos públicos, clubes de serviço, entidades religiosas e sociedade civil organizada. A ação teve como tema “Todos unidos contra a dengue”.

O prefeito em exercício, Carlito Vendrame, participou do ato que teve início na rua Barão do Rio Branco, no cruzamento com a rua Anhanguera. O encerramento foi na praça James Mellor. “Precisamos do apoio de toda a população para que esta ação seja efetiva e possamos acabar com o mosquito Aedes aegypti”, disse Carlito.

Segundo a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, o objetivo da passeata foi atingido. “Viemos para a rua chamar a atenção da população sobre os riscos da dengue. Estamos fazendo continuamente os trabalhos de controle das doenças, conforme as ações preconizadas pelo Estado e o Ministério da Saúde. Mas, precisamos que os munícipes nos ajudem, eliminando diariamente de suas casas tudo aquilo que pode servir de criadouro para o mosquito se proliferar”, explicou.

A passeata contou também com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e participação de secretários municipais e de vereadores.

DICAS DE PREVENÇÃO

Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

Caixas d’água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados;

Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada;

Coloque detergente na bandeja atrás da geladeira;

Calhas, telhados e rebaixos de banheiros e cozinhas devem ser limpos periodicamente, para evitar o acúmulo de água.

Texto: Alex Brasileiro e Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro