27/01/2016
Secretaria de Serviços Públicos de Birigui executa serviço de limpeza no bairro Jandaia

A Prefeitura de Birigui iniciou nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, serviço de limpeza nas proximidades da Cozinha Piloto, na rua Consolação, no Jandaia. Segundo o prefeito em exercício, Carlito Vendrame, profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto estão realizando o serviço.

A moradora do bairro Marcia Botini disse que o trabalho de limpeza foi solicitado pelos moradores por conta de um tronco de uma árvore condenada no local. “Esta árvore ficou muito danificada após algumas ventanias, com isso restou apenas o tronco que apodreceu e virou criadouro de escorpiões”, explicou Marcia. Além disso a equipe está limpando as guias da rua Consolação.

O prefeito em exercício pediu prioridade para limpeza das áreas da Prefeitura. “Vamos limpar os espaços da própria Prefeitura e posteriormente faremos este serviço em áreas particulares”, disse Carlito.

LEI

O prefeito Pedro Bernabé sancionou no dia 5 de janeiro de 2016, lei que multará os proprietários que mantiverem terrenos sujos ou com mato alto na cidade. O valor da multa é de R$ 2 mil, caso o dono da área não execute a limpeza no prazo de cinco dias após a notificação da Prefeitura.

A nova legislação, que altera a redação de um artigo da lei 5.849/2014, é de autoria do vereador pastor Reginaldo. A Prefeitura continuará realizando a limpeza do terreno que não for limpo após o prazo de cinco dias. Neste caso, será cobrado do proprietário uma taxa de R$ 3,85 por metro quadrado do serviço executado.

Em se tratando de terrenos dotados de muro ou outro tipo de fechamento que impossibilite a execução do serviço, o proprietário será notificado e terá um prazo de cinco dias para oferecer condições de acesso ao interior da área, sob pena de aplicação de multa de R$ 500. O valor pode ser dobrado caso a determinação não seja cumprida em até 30 dias.

Texto e Fotos: Alex Brasileiro