29/01/2016
Ações em mobilidade urbana ajudam a reduzir em 17% número de acidentes de trânsito em Birigui

Levantamento feito pelo Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços) de Birigui aponta uma queda significativa dos acidentes de trânsito pelas ruas e avenidas do município. Segundo os dados, nos 12 meses de 2015 o número de acidentes caiu 17,22% em relação a 2014. Houve também uma redução de 20% nos casos de atropelamentos na comparação entre os dois anos.

O diretor do Deptrans, Wagner Pedrosa, diz que as políticas públicas em mobilidade urbana promovidas até o momento na gestão do prefeito Pedro Bernabé ajudaram na queda. “Logo no início da sua gestão, em 2013, o prefeito solicitou um estudo sobre os pontos conflitantes e a implementação de ações para aumentar a segurança no trânsito para os munícipes”, lembra.

Várias intervenções já foram realizadas, principalmente em vias de fluxo intenso, como alterações viárias (sentidos de direção), reforço das sinalizações verticais e horizontais, implantação de 11 semáforos, seis lombofaixas, além de lombadas e rotatórias. “A Prefeitura investe ainda em ações educativas e de fiscalização. Todas as melhorias realizadas contribuíram para o declínio dos acidentes”, afirma Pedrosa.

ESTATÍSTICA

De janeiro a dezembro de 2015 foram registrados 1.405 acidentes (649 com vítimas e 756 sem vítimas) na área urbana de Birigui. No mesmo período do ano retrasado foram 1.712 acidentes (784 com vítimas e 928 sem vítimas). Em 75% dos casos houve o envolvimento de motociclistas. Em relação aos atropelamentos, 36 ocorrências foram computadas no ano passado, ante 45 em 2014.

Os dados constam no Sistema Municipal de Gerenciamento de Trânsito, com base nas ocorrências registradas pelas polícias Civil e Militar. Segundo a PM, em 2015 houve oito vítimas fatais no município. Conforme o Denatran, até dezembro do ano passado Birigui contava com uma frota de 91.142 veículos, entre automóveis, motocicletas, motonetas, caminhões e outros.

Velocidade excessiva, imprudência e desrespeito à sinalização e normas do trânsito, como não usar cinto de segurança e falar ao celular, são os principais influenciadores para a ocorrência de acidentes. “A maioria dos acidentes seria evitada se os condutores respeitassem as normas. Enquanto não houver consciência, infelizmente, os acidentes e tragédias vão continuar acontecendo”, analisou Pedrosa.

MELHORIAS

O diretor do Deptrans citou algumas melhorias realizadas em pontos críticos que ajudaram a reduzir a quantidade de acidentes, como na rua Getúlio Vargas, onde foi implantado semáforo no cruzamento com a avenida João Cernack para coibir o excesso de velocidade. Já na avenida 9 de Julho foi feito o fechamento de canteiros, restrição a conversões em alguns pontos, instalação de semáforos e melhorias na sinalização.

Pedrosa adiantou que novas ações serão realizadas no trânsito, visando a segurança para pedestres, ciclistas e condutores. Atualmente, está em fase de acabamento a implantação da rotatória no cruzamento da avenida Vitória Régia com a rua José Romera. Em breve, será realizada a reforma total da rotatória do Silvares, implantação de semáforo de três tempos no cruzamento da avenida Vitória Régia e rua Bahia, entre outras.

“Realizamos constantemente ações voltadas para a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, contribuindo, assim, com o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária, que prevê a redução de 50% no número de acidentes até 2020. Vamos continuar desenvolvendo as ações necessárias para termos um trânsito melhor e mais seguro para os biriguienses e, principalmente, salvar vidas”, destacou Pedrosa.

Texto e foto: Rafael Lopes