29/01/2016
Agentes de saúde e enfermeiros da ESF são capacitados contra dengue, zika e chikungunya

Agentes comunitários de saúde e enfermeiros da ESF (Estratégia de Saúde da Família) participaram, na manhã desta sexta-feira (29 de janeiro), de capacitação sobre as três arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, febre chikungunya e zika vírus, este último apontado como responsável pelo aumento do número de bebês com microcefalia.

O encontro aconteceu na Casa de Cultura Cristina Calixto e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento Médico de Enfermagem e o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses). A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba foi parceira na atividade.

A capacitação foi ministrada pela agente técnica de saúde da Sucen Vera Lúcia Ataíde Romão. Participaram da orientação 105 agentes comunitários de saúde e 20 enfermeiros. As diferenças de sintomas entre as três doenças e a possibilidade dos agravos pelo vírus zika, como a microcefalia, foram apresentados no evento. O ciclo evolutivo do Aedes aegypti, transmissão e tratamento, procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito e abordagem aos moradores nas visitas foram os outros enfoques da palestra.

MOBILIZAÇÃO

A partir de fevereiro, os trabalhos de vistoria casa a casa realizados diariamente pelos agentes comunitários de saúde serão intensificados, principalmente em áreas epidêmicas (muitos casos notificados de dengue). O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito, evitando a sua proliferação. As ações ganharão o apoio da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Na segunda-feira (1º de fevereiro), haverá um mutirão no bairro João Crevelaro. Todos os agentes de saúde e de combate a endemias visitarão casas e comércios para conscientizar os moradores sobre a importância em manterem limpo os seus quintais, eliminar os focos do mosquito e recolher materiais de pequeno porte que podem servir de criadouros para a proliferação do mosquito.

A Secretaria de Saúde também está convidando a população para, voluntariamente, ajudar em açoēs comunitárias de combate ao Aedes aegypti, aos sábados. “O controle da dengue é responsabilidade de todos nós, não apenas do poder público. Por isso, queremos engajar todos os segmentos da sociedade nesta ação”, afirmou a secretária da pasta, Andrea Benvenuta Antonio.

Texto e foto: Rafael Lopes