01/02/2016
Saúde promove mutirão em casas e comércios do João Crevelaro contra o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui promoveu na manhã desta segunda-feira (1º de fevereiro) um mutirão no bairro João Crevelaro para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. O trabalho contou com o apoio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal.

A ação mobilizou cerca de 70 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Os servidores fizeram uma varredura em residências e estabelecimentos comerciais eliminando potenciais criadouros do mosquito, além de conscientizar os moradores sobre a responsabilidade em manterem os seus quintais limpos para evitar a proliferação do inseto.

“A nossa prioridade foi remover água parada de recipientes e recolher materiais de pequeno porte, como os recicláveis, eliminando dos imóveis qualquer criadouro para o Aedes aegypti”, destacou o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira. Segundo ele, 38 quarteirões do bairro foram vistoriados.

OPERAÇÃO

A operação foi a primeira de três arrastões previstos para esta semana. Amanhã (2) a mesma mobilização acontecerá no bairro Cohab 3. Na quarta-feira (3) o alvo será o bairro São Brás. Nos dois dias os trabalhos terão início às 8h e vão se estender até as 13h30. “Estamos intensificando as ações nestes bairros por serem áreas epidêmicas, ou seja, onde há muitos casos notificados de dengue”, explicou Oliveira. As casas que forem encontradas fechadas serão vistoriadas em horários alternativos pelos agentes.

VOLUNTÁRIOS

A Secretaria de Saúde também está convidando a população para, voluntariamente, ajudar em uma força-tarefa comunitária de combate ao Aedes aegypti. A ideia é capacitar 300 voluntários para atuarem em mutirões, aos sábados, em conjunto com os agentes comunitários de saúde. As entidades, órgãos de classes e instituições religiosas que queiram colaborar podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3641-8088.

CAPACITAÇÃO

A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta Antonio, participou na manhã desta segunda-feira de uma reunião com representantes do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sesi (Serviço Social da Indústria) e das empresas metalúrgias e moveleiras, no qual ficou firmado o apoio das instituições no combate ao mosquito Aedes aegypti. Na próxima quarta-feira, a partir das 8h, profissionais do CCVZ vão capacitar funcionários das indústrias calçadistas para que possam ser multiplicadores do conhecimento, promovendo ações de eliminação de focos do inseto dentro das próprias empresas. O encontro acontecerá no anfiteatro do Sesi.

No mesmo dia, às 17h, no Sesi, haverá uma reunião com representantes da sociedade civil organizada, como entidades e igrejas, para definir novas estratégias contra o Aedes. Na oportunidade, Andrea vai apresentar a situação da dengue no município, os mutirões que já estão sendo realizados no município, além pedir a ajuda de voluntários para uma força-tarefa de combate ao mosquito aos sábados. "O apoio dos empresários, entidades sociais e das instituições religiosas é extramemente importante para esta luta contra o vetor que transmite a dengue, febre chikungunya e zika vírus. O controle do mosquito é responsabilidade de toda a comunidade", frisou a secretária.

Texto e fotos: Rafael Lopes