02/02/2016
Campo do Flamengo receberá melhorias; árvores serão substituídas pela Prefeitura

A Prefeitura de Birigui está realizando a retirada de cinco árvores da espécie “fícus elástica”, conhecida popularmente como falsa seringueira ou gameleira, localizadas na área do Campo do Flamengo (Estádio Jaime Doná), no bairro Jardim Flamengo.

Por se tratar de uma espécie vegetal exótica, a “fícus elástica” não é indicada para arborização urbana, como passeios públicos, praças e parques. “Esta espécie tem o porte muito grande, podendo alcançar até 60 metros de altura. Suas raízes apresentam desenvolvimento superficial, podendo causar danos a tubulações da rede de água e esgoto”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Paulo Batista de Souza.

A retirada das árvores está sendo feita pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Os profissionais da Prefeitura já comunicaram a Polícia Ambiental, informando, também, que a retirada das árvores faz parte de um plano de revitalização do Campo do Flamengo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a retirada das árvores visa preservar os visitantes, já que a “fícus elástica” serve de abrigo para animais peçonhentos e produz uma seiva leitosa tóxica, podendo causar transtornos se ingerida. A seiva também causa alergias em contato com a pele das pessoas.

“Vamos plantar no local outras espécies, preferencialmente nativas. O Campo do Flamengo está sendo remodelado e o objetivo é melhor acomodar seus visitantes”, comentou o secretário municipal de Serviços Públicos, Miguel Ribeiro.

Segundo o prefeito Carlito Vendrame, duas pessoas estão interessadas em adotar a área. “Neste espaço teremos sanitários, vestiários e refeitório. Além de atender as categorias de base do futebol, o espaço será utilizado por várias modalidades esportivas. Teremos uma grande área de lazer no bairro”, falou o chefe do Executivo.

Adoção - Birigui conta com leis que autorizam pessoas ou empresas adotarem praças, jardins ou canteiros centrais de avenidas. As regulamentações desta parceria público-privado estão previstas nas Leis Municipais 5.052/2008 e 5.566/2012.

O interessado em adotar uma praça, jardim ou canteiro central de avenida poderá utilizar o espaço para fazer propagando de sua empresa, de seu estabelecimento ou de seus serviços. Após a adoção, a empresa passa a ser a responsável pela manutenção do local.

Para adotar e manter uma área em Birigui o interessado deve protocolar um requerimento na Prefeitura Municipal (Praça James Mellor, s/nº, Centro). O pedido será analisado pela Secretaria de Obras, pelo Gabinete e pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Um parecer será emitido pelas secretarias e, caso aprovado, um contrato será celebrado entre Prefeitura e empresa (ou pessoa física).

A empresa não precisa estar estabelecida em Birigui, porém deve fazer sua inscrição na Diretoria de Cadastro e Fiscalização da Prefeitura (rua Osvaldo Cruz, 146, Centro). As leis que tratam desta regulamentação também permitem que os interessados adotem áreas de sistema de lazer e áreas verdes.

Texto e fotos: Tiago Lotto