02/02/2016
Cerca de 11 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Birigui voltam às aulas

Cerca de 11 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Birigui voltaram às aulas nesta semana. O ano letivo de 2016 para as crianças dos CEIs (Centros de Educação Infantil) iniciaram na última segunda-feira (1º de fevereiro). Já as aulas para a pré-escola e ensino fundamental (1º ao 5º ano) começaram nesta terça-feira (2).

Uma das novidades para este ano é a expansão do JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) para todas as unidades de ensino fundamental. Até o ano passado, apenas os estudantes de duas escolas contavam com o programa, realizado em parceria com o Sebrae-SP. Aproximadamente 6 mil alunos terão aulas de empreendedorismo.

A rede municipal de ensino é formada por 16 CEIs, sendo seis conveniados, que atendem em período integral; uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e 16 EMs (Escolas Municipais), sendo que duas delas atendem em período integral.

DESTAQUES

Os investimentos da Prefeitura de Birigui na educação municipal, nos últimos anos, foram fundamentais para a cidade alcançar reconhecimento em nível nacional pela qualidade do ensino. Em 2013, o município obteve a nota 7,3 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com a nota, a educação municipal conquistou a 3ª posição no Estado de São Paulo e a 7ª no Brasil, superando, assim, a meta de 7,2 estipulada pelo MEC (Ministério da Educação) para o município alcançar somente em 2021. O Ideb mede a qualidade do ensino fundamental em todo o país.

A rede municipal de ensino obteve ainda a nota 5.6 no ranking do IOEB (Índice de Oportunidade da Educação Brasileira), ocupando a 4ª posição no Estado e a 14ª no Brasil. O ranking, elaborado pelo Centro de Liderança Pública e divulgado em 2015, apontou as cidades que oferecem as melhores oportunidades em educação.

Já o IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) avaliou a educação municipal de Birigui como de alto desenvolvimento. Na área, o município alcançou a nota 0,989, ocupando a 22ª colocação no ranking a nível estadual e nacional. A pesquisa foi divulgada em dezembro do ano passado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), com base em dados de 2013.

A educação municipal também foi considerada como “muito efetiva” pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), recebendo a nota B+ no IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). Birigui se destaca ainda na formação continuada oferecida aos professores e gestores. O projeto da rede municipal foi destaque na edição de janeiro deste ano da Revista Direcional Educador, com sede em São Paulo.

AVALIAÇÃO

A educação municipal avançou nos últimos anos muito em decorrência de um ensino voltado às reais necessidades de alunos e professores. A formação continuada vivenciada na rede tem oportunizado uma genuína reflexão e superação dos desafios, uma vez que todos se envolvem nesse processo. Estamos, juntos, trabalhando para consolidar as conquistas e ampliar o atendimento e a qualidade do ensino oferecido às crianças”, afirmou a secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo.

Texto e foto: Rafael Lopes