03/02/2016
Mutirão vistoria 86 quadras do São Braz, Monte Líbano e Jardim Tóquio contra o Aedes aegypti

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias vistoriaram, nesta quarta-feira (3 de fevereiro), 86 quarteirões dos bairros São Braz, Monte Líbano e Jardim Tóquio promovendo o mutirão de orientação e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Os servidores fizeram uma varredura em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios eliminando potenciais criadouros do mosquito, além de conscientizar os moradores sobre a responsabilidade em manterem os seus quintais limpos para evitar a proliferação do inseto. A ação mobilizou cerca de 80 agentes da Secretaria Municipal de Saúde.

OPERAÇÃO

Outros dois mutirões foram realizados nesta semana com o apoio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal. Na última segunda-feira (1º) os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias vistoriaram 38 quarteirões do bairro João Crevelaro. Na terça-feira (2), a vistoria ocorreu em 46 quadras do bairro Cohab 3.

“Intensificamos as ações nestes bairros por serem áreas epidêmicas, ou seja, onde há muitos casos notificados de dengue”, explicou o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Antônio de Oliveira. Segundo ele, os imóveis encontrados fechados serão vistoriados em horários alternativos pelos agentes.

PREVENÇÃO

Os mutirões foram um reforço das visitas casa a casa que são realizadas diariamente pelos agentes comunitários de saúde. Além disso, a Secretaria de Saúde promove continuamente outras ações preventivas, como bloqueios com nebulização em áreas com casos positivos de dengue, monitoramento de pontos especiais e estratégicos a cada 15 dias, palestras educativas em escolas, treinamento para funcionários de empresas e indústrias, entre outras.

Texto e fotos: Rafael Lopes