03/02/2016
“Estamos em guerra contra o Aedes aegypti”, diz o prefeito em evento realizado no Sesi Birigui

“Estamos em guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Temos que unir forças e combater este problema que atinge Birigui e está se tornando uma preocupação mundial”, disse o prefeito Pedro Bernabé em evento realizado na tarde desta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, no Teatro Popular do Sesi Birigui.

O chefe do Executivo foi convidado pelo presidente do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Carlos Mestriner, e pelo diretor do Sesi Birigui, Ataliba Mendonça, para participar de um encontro que reuniu aproximadamente 100 lideranças da cidade. A Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) também faz parte do grupo, que pretende implantar na cidade um Plano de Monitoramento Semanal e constituir um Comitê de Combate ao Aedes.

A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, a equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) e os profissionais da Vigilância Epidemiológica estiveram reunidos recentemente com o presidente do Sinbi. “Neste encontro, com vários empresários, surgiu a ideia de realizarmos esta reunião no Sesi. A meta é envolver toda a sociedade”, falou a secretária de Saúde.

O encontro pareceu produtivo, já que estiveram no Sesi representantes da indústria, do comércio, comunidades religiosas, clubes de serviços, polícia/bombeiros, educadores e demais membros da sociedade.

A convite do prefeito, secretários municipais também participaram do encontro, que reuniu ainda o presidente da Câmara, vereador Dr. Cristiano Salmeirão, e demais vereadores. “Fico feliz de ver tanta liderança reunida em um mesmo local. Isso mostra a força que temos. Vamos usar essa união para combater o mosquito da dengue”, frisou o prefeito Pedro Bernabé.

CHA – O diretor do Sesi Birigui sugeriu um CHA para combater o mosquito Aedes aegypti: são as primeiras letras de Conhecimento, Habilidades e Atitudes. “Com este CHA podemos vencer a dengue. Vamos usar nosso conhecimento e a nossa habilidade para termos atitudes. Precisamos de atitude agora”, lembrando que o número de casos da doença na cidade é assustador.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 1 de janeiro até 3 de fevereiro de 2016 Birigui registrou 182 casos positivos (por laboratório) de dengue. “Estamos em guerra e precisamos da ajuda dos cidadãos, caso contrário teremos sérios problemas”, comentou a secretária de Saúde, Andrea Benvenuta.

Pacto – Os organizadores do encontro pregaram um Pacto Pela Vida. A meta é oferecer treinamento para servidores do RH das empresas biriguienses. “Com o treinamento nas empresas as pessoas poderão levar o conhecimento para suas residências, seus amigos e vizinhos”, disse Ataliba Mendonça.

As empresas que aderirem ao programa receberão profissionais do CCVZ e Vigilância Epidemiológica, que farão treinamento especializado. Clubes de serviços, escolas, entidades de classe e comunidade religiosas também poderão aderir ao pacto.

Ação - Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias da Prefeitura de Birigui vistoriaram, nesta quarta-feira, 86 quarteirões dos bairros São Braz, Monte Líbano e Jardim Tóquio promovendo o mutirão de orientação e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Os servidores fizeram uma varredura em residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios eliminando potenciais criadouros do mosquito, além de conscientizar os moradores sobre a responsabilidade em manterem os seus quintais limpos para evitar a proliferação do inseto. A ação mobilizou cerca de 80 agentes da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto e fotos: Tiago Lotto