04/02/2016
Funcionários de empresas e indústrias da cidade são capacitados para o combate ao Aedes aegypti

Funcionários de empresas, indústrias e instituições de Birigui foram treinados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde para desenvolverem ações de controle do Aedes aegypti dentro de seus ambientes de trabalho. A ação faz parte do Programa Monitorado de Ações de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, lançado pela Prefeitura em agosto do ano passado.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (3 de fevereiro), das 8h às 17h, no anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria) e contou com a participação de 50 pessoas, representantes de 11 empresas, dos segmentos de calçados, comércio, metalurgia e movelaria, além do Sesi, Instituto Pró-Criança, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Maçonaria.

A capacitação foi ministrada pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, e o educador de saúde do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Marco Antônio Sanchez. “Nosso objetivo é envolver as empresas nesta luta, pois larvas do mosquito estão sendo encontradas nestes locais”, afirmou Sanches, ao lembrar que no ano passado colaboradores de 29 empresas receberam o mesmo treinamento.

PREVENÇÃO

Os participantes aprenderam sobre os sinais e sintomas das três arboviroses transmitidas pelo Aedes (dengue, febre chikungunya e zika vírus); ciclo evolutivo do mosquito; prevenção e controle das doenças; e mapa de risco. “A proposta é que uma vez por semana os funcionários façam monitoramento na empresa, eliminando criadouros do mosquito”, explicou Sanchez.

Segundo ele, dentro das empresas os focos podem ser encontrados com descarte incorreto de copos descartáveis, em caixas d'águas, ralos de banheiros, vasos de plantas, calhas e lajes, geladeiras industriais, climatizadores de ar, materiais da produção depositados nas áreas externas. “Além de fazerem o controle dentro das empresas, nossa intenção é que esses colaboradores sejam multiplicadores, repassando o que aprenderam para familiares e amigos”, acrescentou o educador de saúde.

DICAS DE PREVENÇÃO CONTRA O AEDES

• Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

• Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

• Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

• Caixas d’água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados;

• Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

• Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

• A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada;

• Coloque detergente na bandeja atrás da geladeira;

• Não jogar lixo e entulho em terrenos baldios;

• Calhas, telhados e rebaixos de banheiros e cozinhas devem ser limpos periodicamente, para evitar o acúmulo de água

Texto e fotos: Rafael Lopes