04/02/2016
Saúde promove neste mês campanha educativa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e a ESF (Estratégia de Saúde da Família), está promovendo durante este mês uma campanha educativa sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção durante a relação sexual.

As palestras estão sendo ministradas em vários períodos nos equipamentos da rede socioassistencial do município, como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), espaços comunitários – igrejas, escolas, Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), entre outros.

“Nosso objetivo é alertar sobre as várias patologias relacionadas ao sexo desprotegido, tais como a Aids, tricomoníase, candidíase, gonorreia, clamídia, sífilis, herpes, entre outras. A prevenção deve ser realizada sempre por meio do uso de preservativos femininos e masculinos, disponíveis na rede pública de saúde”, explicou a enfermeira coordenadora do Nasf, Evelise Pires Cogo Simão.

TESTES

A Secretaria de Saúde realiza durante todo o ano testes rápidos gratuitos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite C. O exame pode ser feito no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Centro Médico de Especialidades, na praça Gumercindo de Paiva Casto, s/nº, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

Texto: Rafael Lopes, com informações da Secretaria de Saúde