05/02/2016
Prefeitura de Birigui adere ao Pacto da Educação Brasileira contra o mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Birigui aderiu ao Pacto da Educação Brasileira contra o mosquito Aedes aegypti, apresentado pelo MEC (Ministério da Educação) em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4 de fevereiro), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A medida integra a campanha Zika Zero, lançada pelo governo federal no início da semana.

A secretária municipal de Educação, Sônia Regina Guaraldo, participou do ato que reuniu ainda representantes de 110 municípios, 22 estados, além de instituições e organizações públicas e privadas. O objetivo do pacto é mobilizar os atores da educação brasileira para combater o inseto, que além da dengue também transmite a febre chikungunya e zika vírus.

Com o pacto, o Ministério da Educação pretende usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença. Entre as primeiras ações estão a discussão sobre o vírus Zika e o mosquito Aedes nas semanas pedagógicas nas escolas da educação básica.

PLANEJAMENTO

Sônia disse que, além da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que promove palestras educativas na rede de ensino, a campanha de conscientização contra o mosquito será tema de projetos permanentes nos 16 CEIs (Centros de Educação Infantil), na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e nas 16 EMs (Escolas Municipais).

Os projetos serão estruturados no Planejamento Escolar dos educadores, marcado para os dias 10 a 12 deste mês. “Por ser um tema que envolve o desenvolvimento de atitudes e com uma ampla participação da escola, em parceria com as famílias, acreditamos que as ações de conscientização devem envolver, nesse momento, um alto grau de criatividade e comprometimento”, destacou Sônia.

MICROCEFALIA

Durante a assinatura do pacto, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a importância da mobilização e da informação para o enfrentamento do mosquito. “As escolas são, talvez, a melhor resposta que nós possamos ter neste momento para fazer esse combate, para criar esta consciência e fazer essa mobilização”, disse o ministro.

Um dos focos do governo brasileiro é prevenir as mulheres grávidas, uma vez que expostas, o feto corre o risco de desenvolver a microcefalia, uma síndrome associada à infecção pelo zika vírus. Segundo o Ministério da Saúde, já foram notificados 4.783 casos suspeitos de microcefalia. Deste total, 404 casos já foram confirmados.

Texto: Rafael Lopes, com informações do MEC