10/02/2016
Prefeito Bernabé vistoria obras do novo Pronto-Socorro, alvo de vandalismo no final de semana

O prefeito Pedro Bernabé esteve na manhã desta quarta-feira (10 de fevereiro) vistoriando as obras de construção do novo Pronto-Socorro Municipal de Birigui, que está em fase final de acabamento. Ele foi ao local acompanhado dos secretários de Obras, Milton Lot, e o adjunto de Administração, Marcelo Marques da Silva.

A nova unidade de urgência e emergência está sendo edificada no bairro Patrimônio Silvares. Os serviços estão sendo executados pela empresa MCM – Matias Construções de Marília Ltda. ME. Estão sendo aplicados na obra R$ 2,1 milhões, repassados pelo governo estadual. O governador Geraldo Alckmin também liberou R$ 1,2 milhão para aquisição de equipamentos e mobiliários.

Durante a vistoria, o chefe do Executivo cobrou do proprietário da empresa agilidade na conclusão do projeto. “Queremos inaugurar logo este novo pronto-socorro, pois se trata de um importante equipamento público que proporcionará melhorias na qualidade da prestação dos serviços de saúde à população”, destacou Bernabé.

VANDALISMO

A obra do novo pronto-socorro foi alvo de vandalismo no último final de semana. Cerca de 15 quilos de fios de cobre foram furtados do local. O material foi recuperado pela Polícia Militar e devolvido. Um homem foi preso e encaminhado para a cadeia de Penápolis. Além disso, partes das paredes de uma das alas do prédio que já estavam pintadas foram quebradas, provavelmente com uso de martelo, bem como uma porta foi arrombada. O autor desses atos não foi identificado.

Dois boletins de ocorrências foram registrados pelo secretário de Obras na delegacia-sede da Polícia Civil, que investiga os casos. “A responsabilidade da segurança do local é da construtora. Mas, mesmo com a presença de um vigia, infelizmente, praticaram estas ações. A Guarda Municipal intensificará a ronda noturna na obra e a empresa se comprometeu a colocar dois vigias no local”, disse Bernabé.

Danificar o patrimônio da União, Estado, município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista é crime previsto no artigo 163 do Código Penal. A pena para quem for flagrado cometendo este tipo de ação é de detenção de seis meses a três anos, multa, além de responder pela pena correspondente à violência.

Texto e fotos: Rafael Lopes