11/02/2016
Praça do bairro Parque Pinheiros é mais um espaço adotado por meio de parceria público-privado

A praça do bairro Parque Pinheiros é mais um espaço público do município adotado pela própria comunidade para receber melhorias. O espaço já sendo cuidado pelo gerente de posto de combustível Paulo Sergio de Oliveira, o Paulinho, com o apoio de amigos, moradores da região e da igreja Comunidade Evangélica de Birigui.

O prefeito Pedro Bernabé recebeu Oliveira na manhã desta quinta-feira (11 de fevereiro), no Paço Municipal, e conheceu o projeto. Conforme o gerente, a ideia é reformar a quadra esportiva – troca das tabelas de basquete e das traves de futebol –, pintura dos bancos, além de mantê-la sempre limpa. O local conta com aparelhos de academia ao ar livre instalados pela Prefeitura.

“Resolvemos adotar esta praça porque ela é o cartão-postal para quem mora nos bairros Parque Pinheiros, Jandaia, Planalto, Ipê e Vila Bandeirantes. Nossa intenção é colaborar com a Prefeitura para que a população tenha espaço propício para o lazer e a prática esportiva”, afirmou Oliveira, que executou nesta semana a roçagem da grama da praça.

A adoção de praças, jardins e canteiros vem sendo incentivada pelo prefeito Pedro Bernabé desde o início de sua gestão, em janeiro de 2013. Segundo ele, esta parceria só traz benefícios. "O empresário divulga sua marca e deixa a cidade mais bonita, ajudando na limpeza da cidade. Que outras pessoas sigam o exemplo do Paulinho", comentou.

ADOÇÃO

Birigui conta com leis que autorizam pessoas ou empresas adotarem praças, jardins ou canteiros centrais de avenidas. As regulamentações desta parceria público-privado estão previstas nas leis municipais 5.052/2008 e 5.566/2012.

Os interessados em adotar uma praça, jardim ou canteiro central de avenida poderá utilizar o espaço para fazer propaganda de sua empresa, de seu estabelecimento ou de seus serviços. Após a adoção, a empresa passa a ser a responsável pela manutenção do local.

Para adotar e manter uma área em Birigui o interessado deve protocolar um requerimento na Prefeitura (praça James Mellor, s/nº, Centro). O pedido será analisado pelas secretarias de Obras, Gabinete e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado. Um parecer será emitido pelas pastas e, caso aprovado, um contrato será celebrado entre Prefeitura e empresa (ou pessoa física).

A empresa não precisa estar estabelecida em Birigui, porém, deve fazer sua inscrição na Diretoria de Cadastro e Fiscalização da Prefeitura (rua Osvaldo Cruz, 146, Centro). As leis que tratam desta regulamentação também permitem que os interessados adotem áreas de sistema de lazer e áreas verdes.

Texto: Assessoria de Imprensa