12/02/2016
Prefeitura de Birigui realiza grande mobilização contra o Aedes aegypti neste sábado, 13 de fevereiro

A Prefeitura de Birigui realiza neste sábado (13 de fevereiro) uma grande mobilização contra o Aedes aegypti em três pontos do município. Servidores públicos vão percorrer residências, estabelecimentos comercias e terrenos baldios para destruir potenciais criadouros do mosquito, além de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vetor.

A ação faz parte da campanha de mobilização nacional organizada pelo governo federal em 356 municípios. Em Birigui, a megaoperação contará com os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias e servidores das secretarias municipais, com o apoio da Defesa Civil, soldados do Exército de Lins e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba.

ATIVIDADES

A partir das 8h, os agentes e militares vão bater às portas das casas do bairro Recanto Verde e adjacências e fazer um trabalho de esclarecimento e orientação aos moradores, retirando dos imóveis os materiais inservíveis identificados como possíveis focos de reprodução para o mosquito, como pneus, latas, garrafas e vasilhames, entre outros. Caminhões da Prefeitura passarão recolhendo os materiais.

Paralelamente a isso, três equipes de nebulização do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) vão percorrer os imóveis do bairro Toselar realizando a nebulização com inseticida onde há casos positivos de dengue. Os soldados do Exército de Lins também vão percorrer ruas da região central da cidade distribuindo panfletos informativos com orientações à população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito.

REUNIÃO

As estratégias foram definidas nesta sexta-feira (12), em reunião convocada pelo prefeito Pedro Bernabé. Participaram os secretários municipais de Saúde, Serviços Públicos, Água e Esgoto, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Educação, Obras, Administração, Expediente e Comunicação, além do comandante da Guarda Municipal e diretores de departamentos da Saúde.

“Essa ação é importante para mostrarmos que o poder público está fazendo a sua parte e intensificando o enfrentamento ao mosquito responsável pela transmissão da dengue, da ckikungunya e do zika vírus. Com essa mobilização queremos dizer também que este combate ao Aedes é um problema de todos nós, que precisamos do engajamento diário da população para vencermos esta luta”, considerou Bernabé.

PREVENÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde realiza ininterruptamente diversas ações preventivas contra o Aedes, como visitas casa a casa para orientação e eliminação de criadouros e bloqueios com nebulização. Além disso, faz monitoramento de pontos especiais e estratégicos a cada 15 dias, palestras educativas em escolas, treinamento para funcionários de empresas e indústrias, eventos públicos de conscientização, mutirões para recolhimento de materiais inservíveis, capacitações para profisisonais da saúde sobre as doenças, entre outras.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro