15/02/2016
No Dia de Mobilização Zika Zero, focos do mosquito Aedes são eliminados de três bairros de Birigui

O prefeito Pedro Bernabé liderou as ações do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero para o combate ao Aedes aegypti, realizado no último sábado (13 de fevereiro), em Birigui. Junto com uma equipe mobilizada contra o mosquito, o chefe do Executivo ajudou a vistoriar casas do Recanto Verde e orientou os moradores sobre como evitar os focos de reprodução do inseto.

A mobilização foi promovida pelo governo federal em 428 cidades do País, com o auxílio dos governos estaduais, municípios e as Forças Armadas. Além dos 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão em Birigui contou com o apoio do Exército, que disponibilizou sete homens do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins.

O enfrentamento ao Aedes é uma ação prioritária e contínua da nossa administração. Como 80% dos criadouros estão no interior das residências, pedimos que a população colabore conosco mantendo sempre a vigilância. Precisamos do engajamento de todos para, juntos, vencermos esta guerra”, destacou Bernabé, acrescentando que a única maneira de combater o mosquito é impedir o seu nascimento.

VISTORIAS

Os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e militares do Exército percorreram residências, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios de 87 quarteirões dos bairros Recanto Verde, São José e Parque das Nações. A região é considerada uma com maiores índices de infestação do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, que está associado aos casos de microcefalia em recém-nascidos.

Eles vistoriaram ralos, bebedouros de animais, vasos de plantas, entre outros, eliminando água parada de recipientes. Ao todo, 1.350 imóveis foram visitados, sendo encontrados 24 focos com larvas em 21 imóveis. Materiais inservíveis descartados pelos munícipes foram recolhidos por dois caminhões da prefeitura. Houve também a limpeza de terrenos baldios com a utilização de máquina retroescavadeira e caminhões basculantes.

O prefeito também montou uma comitiva para uma ação educativa no centro da cidade. O tenente João Carlos Zambotti e os soldados de Lins juntaram-se aos servidores para distribuir panfletos com orientações à população. Na praça Dr. Gama, o vice-prefeito Carlito Vendrame também participou da ação. Paralelamente a isso, três equipes do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) fizeram a nebulização em imóveis onde foram registrados casos de dengue, no bairro Toselar.

MEGAOPERAÇÃO

A megaoperação para o enfrentamento ao Aedes foi coordenada pela Secretaria de Saúde e contou com o apoio das secretarias municipais de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Segurança Pública – por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil –, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado, Obras, Administração e Expediente e Comunicação, além da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araçatuba. O diretor do campus de Birigui do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), Edmar Silva, representou o reitor da instituição, Antonio Modena, nomeado pelo governo federal para acompanhar as ações na cidade. Vereadores e representantes do Sinbi e da Acib também marcaram presença no ato.

Texto: Rafael Lopes

Fotos: Alex Brasileiro e Rafael Lopes