15/02/2016
Tarifa da zona azul de Birigui é reajustada para R$ 2,50; novo valor já é cobrado pela Adefibi

A Prefeitura de Birigui publicou no último sábado (13 de fevereiro), no Diário Oficial do Município, o decreto 5.548/2016, que estabelece novo preço para aquisição do bilhete do estacionamento rotativo em vias da região central do município, conhecido como zona azul.

A tarifa, que não sofria alteração há mais de quatro anos, foi reajustada de R$ 2 para R$ 2,50, com o tempo de permanência mantido em duas horas. O novo valor passou a ser cobrado nesta segunda-feira (15) pelos agentes da Adefibi (Associação dos Deficientes Físicos de Birigui), responsável pela administração da zona azul. O último reajuste foi em 10 de novembro de 2011.

VAGAS

O sistema de zona azul disponibiliza 963 vagas aos motoristas, distribuídas em 45 quadras da região central. A cobrança é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Do total de vagas, 53 são para idosos e 35 para deficientes físicos, que podem estacionar gratuitamente nos espaços, também por no máximo duas horas. Neste caso, é obrigatória a utilização de credencial.

Tem direito à isenção da zona azul pessoas acima de 60 anos e portadoras de necessidades especiais com dificuldades de locomoção. A credencial é emitida pelo Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), na rua Rodolpho Guidini, 149, Jardim Bela Vista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

Para obtê-la, é necessário preencher um formulário e entregar uma foto 3x4 e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. A pessoa portadora de deficiência física deve apresentar também o laudo médico que comprove sua condição física.

FISCALIZAÇÃO

O bilhete deve ser preenchido e deixado em local visível no interior do veículo, para conferência dos agentes da Adefibi. As credenciais também devem ser colocadas, de preferência, sobre o painel do carro, com a frente para cima. A tolerância de espera na vaga para a cobrança da tarifa é de cinco minutos. Desde o ano passado a fiscalização é feita também pela Guarda Municipal.

Os motoristas que estacionam de forma irregular nas vagas regulamentadas, não portando o bilhete ou a credencial, estão cometendo infração leve de trânsito, cuja as penalidades são de multa no valor de R$ 53,20, perda de três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ficando ainda o veículo sujeito a remoção.

Texto e foto: Rafael Lopes