16/02/2016
Zika Zero: soldados do Exército e Secretaria de Saúde farão nova ação em Birigui

O Ministério da Defesa determinou que o 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins, envie para Birigui 25 soldados que irão trabalhar em parceria com a Prefeitura Municipal na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chinkungunya e Zika vírus.

A ajuda das Forças Armadas foi confirmada na tarde desta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, quando o prefeito Pedro Bernabé recebeu a informação do 1º tenente João Carlos Zambotti, do Batalhão de Lins, que no último dia 13 de fevereiro esteve na cidade com outros seis soldados para ajudar na campanha.

“Agora o tenente Zambotti retornará com 25 soldados, que atuarão com aproximadamente 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Teremos ações nesta quarta (17), quinta (18) e sexta (19)”, disse o prefeito, que na manhã desta terça-feira (16) fez uma reunião com os líderes da Secretaria de Saúde de Birigui. Os soldados de Lins ficarão alojados no Tiro de Guerra de Birigui. A Prefeitura irá oferecer café da manhã, almoço e jantar.

O mutirão visitará 15 bairros. A ação começa nesta quarta-feira, dia 17, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima. A concentração será no Ginásio Municipal (Gigante de Fátima), às 8h. Durante todo o dia, os militares visitarão residências, eliminando os criadouros do mosquito e orientando a população. Também será distribuido panfletos educativos com orientações sobre como cuidar das casas.

No último dia 13 o próprio prefeito liderou as ações da companha, que visitou o Recanto Verde, bairros adjacentes e o Centro. O chefe do Executivo ajudou a vistoriar casas e orientou munícipes sobre como evitar os focos de reprodução do inseto.

Para o prefeito, o trabalho em equipe pode fazer a diferença. “Essa adição às ações locais é um diferencial, pois a presença do Exército fortalece essa campanha. Os governos, entidades e cidadãos devem estar juntos no combate ao Aedes”, frisou Pedro Bernabé.

Bairros – Segundo a Secretaria de Saúde, a escolha dos bairros que serão visitados é baseada nos números de casos positivos de dengue, números de casos notificados e índice larvário. As ações ocorrerão nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Vila Gardenal, Vila Giampietro, Jardim Tropical, Jardim Icaray, Santo Antônio, Parque das Paineiras, Residencial São Bento, Jardim Popi, Ipanema, Chácaras Caiçaras, Vila Silvares, Sítio do Recreio e Jardim São Conrado.

Números – Segundo o Ministério da Defesa, durante mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizada no último sábado (13), os 220 mil militares das Forças Armadas estiveram em 428 municípios de todo o País, número superior ao previsto inicialmente de cerca de 350. Foram mais de 2,8 milhões de residências visitadas.

O trabalho dos militares também foi mais amplo no sábado em relação à expectativa inicial. Além da mobilização da população com a entrega de folhetos e orientações de como combater focos do mosquito, parte dos militares, já capacitados e treinados por órgãos de saúde, também fez vistorias em residências identificando possíveis criadouros do Aedes e aplicando, quando necessário, produtos contra as larvas.

Na última segunda-feira (15) 55 mil militares iniciaram a terceira fase de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Mais de 100 cidades de todo o Brasil receberão ajuda das Forças Armadas.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Alex Brasileiro