17/02/2016
Alunos das escolas municipais de Birigui recebem kits de materiais e agendas escolares

A Secretaria Municipal de Educação iniciou a distribuição das agendas e kits de materiais escolares às crianças matriculadas na rede municipal de ensino. As agendas trazem como tema os Jogos Olímpicos Rio 2016. Já os kits são compostos de 11 a 14 itens, como cadernos, lápis, borracha, cola, régua, giz, lápis de cor, entre outros, adequados a cada faixa etária.

A cerimônia simbólica ocorreu nesta terça-feira (16 de fevereiro), na escola municipal de tempo integral Professora Ruth Pintão Lot, no bairro João Crevelaro. O evento foi aberto pela Fanfarruth, fanfarra dirigida pela professora Sueli Nascimento. Em seguida, alunos da oficina curricular de jazz apresentaram a dança “Eu quero ser feliz agora”, sob a direção da professora Fibielli Pereira.

APRENDIZADO

O prefeito Pedro Bernabé e a secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo, foram recebidos pelos alunos, pais, professores e funcionários da escola. Ambos destacaram a importância dos materiais para que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizado. “Os materiais escolares representam um dos pontos da garantia da qualidade de ensino”, completou Sônia.

Para muitos pais, o material escolar representa uma importante economia no orçamento doméstico. Foi o que declarou Emilene Cavalcanti Garcia, mãe do Emanuel, do 1º ano do ensino fundamental. “Devido a minha condição financeira, não teria condições de comprar esses materiais, que são de boa qualidade. Meu filho já estava ansioso para receber o kit”, disse.

Serão entregues ainda aos estudantes, gratuitamente, os uniformes, calçados, meias, mochilas, estojos e os kits de higiene bucal. Conforme a Secretaria de Educação, o investimento total é de cerca de R$ 2,3 milhões. Neste ano letivo, são 5.177 crianças matriculadas na educação infantil e 5.982 no ensino fundamental, distribuídas entre as 33 escolas da rede municipal e conveniadas.

REFORMA

Durante o evento, foi feita também a entrega da reforma da cobertura de um dos pavilhões da escola. O espaço voltou a ser utilizado pelos alunos no início deste ano letivo. Foram substituídos todo o madeiramento do telhado, do forro de PVC, das telhas cerâmicas e pisos de dez salas de aulas. Elas são utilizadas pelos alunos da educação infantil e para o desenvolvimento das atividades das oficinas curriculares.

Texto e fotos: Rafael Lopes