17/02/2016
Prefeitura de Birigui e 37º Batalhão de Infantaria de Lins unidos no combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Birigui continua realizando a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chinkungunya e zika vírus. Na manhã desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde ganhou o apoio de soldados do 37º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lins.

A ajuda das Forças Armadas é uma estratégia do governo federal para combater o mosquito em várias cidades do Brasil. Em Birigui, três dias de atividades foram programadas: nesta quarta (17), quinta (18) e sexta-feira (19). A meta da Prefeitura é visitar 15 bairros adjacentes ao Ginásio Municipal "Gigante de Fátima", que fica no bairro Nossa Senhora de Fátima.

"Esta região da cidade foi escolhida em função do número de casos positivos de dengue, casos notificados e índice larvário", explicou o prefeito Pedro Bernabé, que recebeu o 2º tenente Abraão de Oliveira, responsável pela equipe de 18 membros do Exército de Lins.

Os agentes de saúde e militares visitarão residências, eliminando os criadouros do mosquito e orientando a população. Também serão distribuídos panfletos educativos com orientações sobre como cuidar das casas. A ação será realizada das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. Os soldados de Lins ficarão alojados no Tiro de Guerra de Birigui, também parceiro da Prefeitura na ação.

A secretária municipal de Saúde, Andrea Benvenuta, disse que a ajuda do Exército é bem-vinda. "Estamos em guerra contra o mosquito e nada melhor do que as Forças Armadas para nos ajudar. É uma tarefa de todo cidadão. Neste momento temos que unir forças e combater esse terrível inimigo chamado Aedes aegypti", comentou a secretária.

O prefeito Pedro Bernabé também escalou servidores de todas as secretarias da Prefeitura para ajudar na campanha. "Temos que aproveitar a vinda dos militares e visitar o máximo possível de residências. Sem o apoio da população não vamos vencer o mosquito", completou o chefe do Executivo.

Texto e fotos: Alex Brasileiro e Tiago Lotto