18/02/2016
Escolas municipais de Birigui farão ações educativas em combate ao Aedes nesta sexta-feira (19)

As escolas da rede municipal de ensino de Birigui farão, nesta sexta-feira (19), uma série de ações educativas em combate à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. Passeatas, vistorias para eliminação de focos do mosquito, exposições e palestras estão entre as atividades planejadas para serem desenvolvidas ao longo do dia.

A mobilização envolverá os estudantes do ensino fundamental das 16 escolas municipais, além das crianças do ensino infantil, gestores, professores e demais funcionários. O objetivo é sensibilizar pais e os moradores dos entornos das unidades sobre a importância da promoção diária de medidas preventivas contra o mosquito.

A partir das 10h, os alunos da escola Profª Leonor Chaim Cury, no bairro Jardim Santana, vão visitar casas e abordar as pessoas nas ruas entregando folders educativos produzidos durante as aulas. Cartazes confeccionados também pelas crianças serão fixados em pontos do bairro com maior movimentação. A mesma ação será repetida à tarde.

A comunidade escolar da Profª Izabel Branco, no bairro Ivone Alves Palmas, fará um protesto contra a falta de conscientização da população em eliminar criadouros em suas residências. Os estudantes caminharão uniformizados e com bexigas pretas da instituição até as praças do Cristo e da Bíblia.

A “patrulha do bem”, formada por alunos da escola Profª Ruth Pintão Lot, no João Crevelaro, vão fazer vistorias em algumas casas eliminando dos quintais possíveis criadouros. A escola Profª Teresinha Bombonati, no Santa Luzia, receberá equipe da Secretaria de Saúde para ministrar uma palestra educativa para os pais. Em alguns CEIs (Centros de Educação Infantil) haverão atividades lúdicas, como brincadeiras, teatros e contação de histórias relacionados ao tema. As ações completas das escolas podem ser consultadas aqui.

PACTO

A mobilização desta sexta é uma ação idealizada pelo MEC (Ministério da Educação) nas escolas e faculdades de todo o país, como parte dos esforços da campanha nacional Zika Zero. A proposta foi apresentada no início deste mês durante a assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika. A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao pacto.

“Os projetos de trabalho acerca do tema foram estruturados por todas as unidades escolares durante o Planejamento Escolar, realizado entre os dias 10 a 12 deste mês. As ações na rede municipal serão desenvolvidas ao logo do ano de forma contínua e ininterrupta, como parte integrante da proposta pedagógica de cada escola”, explicou a secretária de Educação, Sônia Regina Guaraldo.

A secretária adiantou que nos dias 19 de cada mês novas atividades lúdicas e pedagógicas serão realizadas pelas escolas, a fim de conscientizar e engajar alunos e pais no enfrentamento ao Aedes. “Faremos um acompanhamento mensal de todas as ações planejadas e desenvolvidas de forma a contribuir efetivamente nesta guerra contra a epidemia do mosquito”, destacou Sônia.

Texto e foto: Rafael Lopes